Telescópios Refletores
Os melhores telescópios reflectores
O fascínio por tudo o que pode ser observado no céu nocturno do nosso planeta é mais generalizado do que se possa pensar. Se é uma pessoa curiosa, provavelmente já pensou em dar uma olhadela mais do que uma vez nos planetas.A boa notícia é que ficar visualmente mais próximo das estrelas é mais fácil do que se possa pensar. Graças aos telescópios reflectores, pode ver o espaço mais perto do que nunca a partir do conforto da sua própria casa.Mas se tem pensado em comprar um, pode não saber quais os factores a considerar na escolha do melhor. É por isso que elaborámos este guia de compras dos melhores telescópios reflectores do mercado.
A mostrar todos os 4 resultados
Os melhores telescópios reflectores para a visualização do planeta
O que é que considerámos nesta comparação?
Sabemos que comprar um novo produto pode ser uma experiência esmagadora quando se tem pouca informação sobre o mesmo. Mas não se preocupe, para fazer a nossa escolha de telescópios e ajudá-lo, preparámos algumas dicas ou características que apresentamos abaixo.
Como utilizar um âmbito de detecção
Se esta for a sua primeira vez a utilizar um spotting scope, poderá ter algumas questões sobre como utilizá-lo e configurá-lo. É por isso que elaborámos este guia passo-a-passo para o ajudar a aprender rapidamente o que precisa de saber para começar com o seu campo de observação.
1. montar o seu telescópio
Embora seja fácil ficar nervoso quando se vê tantas partes individuais de tamanhos diferentes, montar um telescópio não é tão difícil como parece. Não são necessárias quaisquer ferramentas especiais para o fazer – com a maioria dos telescópios pode aparafusar as peças individuais à mão. No entanto, como cada telescópio é diferente, deve verificar as instruções de montagem para ver exactamente onde cabe cada peça. 2.
2. colocá-lo num local seguro
Antes de começar a utilizar o seu telescópio, deve colocá-lo sobre uma superfície completamente plana. Isto evitará que o telescópio tropece devido ao movimento e perca a imagem perfeitamente calibrada. Também o ajudará a evitar quedas que possam danificar o seu telescópio. 3.
3 Alinhar e calibrar o telescópio
Para este passo, é necessário utilizar o visor. Este pequeno alcance ajudá-lo-á a obter uma visão ampla do espaço que lhe permitirá localizar aproximadamente onde se encontra o planeta ou objecto celeste que procura. No entanto, provavelmente terá de calibrar o seu visor para que a imagem coincida com a ocular. Basta rodar os parafusos do visor até que a imagem coincida com a ocular. 4.
Concentre-se no objecto e já está!
Se tiver centrado o objecto que deseja observar no ocular, muito provavelmente estará desfocado e não o conseguirá ver muito bem. Para colocar a imagem em foco, rodar o parafuso na ocular até que a imagem esteja suficientemente nítida. Depois de ter feito estes passos, pode começar a observar o espaço e experimentar diferentes cenários até ser um profissional.
Conselhos de compra de telescópios ópticos reflectores
Uma vez que sabemos que todas as suas compras são responsáveis e bem pensadas, provavelmente quer saber um pouco mais sobre telescópios reflectores antes de tomar a sua decisão. Este guia de compras pode ajudá-lo a aumentar os seus conhecimentos e a comprar o seu telescópio com confiança.
O que é um telescópio reflector e para que é utilizado?
Como todos os telescópios, é uma ferramenta óptica que lhe permite observar objectos extremamente distantes como se estivessem muito perto de si. Isto permite-lhe ver em pormenor coisas que estão muito para além do nosso planeta. Pode fazer as seguintes coisas com ele, entre outras:
Como funciona um telescópio de reflexão óptica?
Para o ajudar a compreender como funciona, este telescópio recebe o seu nome do seu desenho porque tem vários espelhos e um espelho principal que reflecte a luz em direcção a um holofote. Estes espelhos são curvos para reflectir esta luz e criar a imagem que se vê quando se usa o telescópio. Isto porque o espelho primário é inclinado de modo a que a luz seja reflectida no espelho secundário e depois direccionada para o ocular para ampliar a imagem para si.
Vantagens de um telescópio reflector
Claro que pode usar um telescópio para observar o espaço, mas provavelmente ainda não pensou em todos os benefícios que a astronomia pode ter na sua vida. Aqui estão alguns dos benefícios:
Telescópios reflectores vs. refractários
Uma das principais diferenças que irá notar entre os telescópios é o preço. Os telescópios reflectores são considerados ideais para principiantes por várias razões. Em primeiro lugar, os reflectores são mais baratos do que os refractários, e são muito mais fáceis de utilizar. Em termos de qualidade de imagem, os reflectores proporcionam uma imagem sem aberrações cromáticas, o que os torna mais confortáveis de utilizar.
Os grandes espelhos dos reflectores proporcionam uma melhor focalização da luz e, portanto, uma maior nitidez. A desvantagem, porém, é que são significativamente mais pesados e maiores do que os refractários. Isto porque os refractários são construídos com lentes em vez de espelhos, o que resulta numa maior leveza. Outra vantagem dos refractores é que são praticamente isentos de manutenção e dão-lhe imagens com elevado contraste e nitidez.
Cuidados e manutenção para o seu telescópio reflector óptico
Em geral, o cuidado com o seu telescópio reflector não é nada de especial. O melhor que se pode fazer é limpar o pó a cada 3 ou 4 dias se se mantiver o telescópio num local muito poeirento. Mas não se preocupe muito com isso, um pouco de pó não o impedirá de observar nada. Se o tiver usado constantemente durante pelo menos 3 anos, recomendamos que o desmonte e o lave com água e sabão.
Mesmo que um pano seja suficiente para o pó geral, aconselhamos a utilização de uma escova com uma bomba de ar, que lhe permitirá limpar as partes mais delicadas do telescópio sem risco de danificar ou arranhar uma lente. É melhor ser seguro e cuidadoso do que fazer algo de que se possa arrepender.
Dúvidas que possa ter
Os astrónomos usam telescópios reflectores ou refractários?
A resposta não é tão simples como uma ou outra, porque os astrónomos utilizam uma gama de telescópios de última geração que lhes permitem captar detalhes muito mais impressionantes. Utilizam telescópios reflectores, ultravioleta, infravermelhos, ópticos, de raios X, telescópios de raios gama e outros.
Consegue ver planetas com um telescópio reflector?
Claro que pode! Com este tipo de telescópio, é possível observar facilmente os planetas do sistema solar. Pode-se até ver e analisar as luas de outros planetas como Júpiter e ver os anéis de Saturno. Assim, pode deixar a sua imaginação correr solta e procurar todas as possibilidades que um telescópio reflector lhe pode oferecer.
Tipos de telescópios
Agora sabe muito mais sobre este tipo de telescópio, mas a boa notícia é que existem muitos outros tipos que pode escolher e que podem ser mais adequados às suas necessidades actuais. Se estiver ainda mais curioso sobre este tópico, aqui estão mais alguns artigos sobre outros telescópios que recomendamos.