Telescópios de Refracção
Os melhores telescópios refractários
Se quiser começar com telescópios e não souber por onde começar, é melhor começar com os mais básicos e simples. Os telescópios de lentes consistem em duas lentes que processam a imagem que se vê.Estas lentes são utilizadas para projectar a luz de modo a que possam produzir imagens luminosas. São óptimos para observação astronómica, observação da terra e até mesmo para a caça ou o golfe para ver melhor à distância.Existem muitos modelos diferentes no mercado, pelo que pode ser um pouco difícil escolher o modelo certo. Para o ajudar, analisámos os melhores telescópios de refracção neste guia de compras.
A mostrar todos os 5 resultados
Melhores telescópios refractores para visualização de estrelas
O que é que considerámos nesta comparação?
Depois de testar os modelos com melhor classificação no mercado e de analisar todas as suas características, sentimos que os pontos mais importantes a considerar ao comprar um telescópio refractor são os listados abaixo.
Como se utiliza um refractómetro óptico?
Uma vez adquirido o seu telescópio, o ideal é que também saiba como utilizá-lo. Por esta razão, aqui estão alguns passos que o ajudarão.
1. leia as instruções
A coisa mais importante a fazer antes de começar a utilizar o telescópio é ler o manual de instruções do dispositivo, uma vez que o fabricante deixou provavelmente uma série de recomendações que serão muito úteis aquando da instalação do dispositivo.
2. instalação do telescópio
Abrir o tripé e montar as três pernas para o fixar. Certificar-se de que a posição das pernas corresponde à direcção de visualização esperada. Para segurança, fixar cada perna com um parafuso grande.
3. equilíbrio
Soltar o contrapeso e movê-lo de modo a que o telescópio balance, depois reajustar o contrapeso. Isto é importante para manter a unidade no lugar durante a utilização.
4. observar
Recomendamos que utilize o telescópio pela primeira vez à luz do dia, para que possa encontrar mais facilmente os botões e a direcção de visualização. Depois, quando o utilizar à noite, estará familiarizado com ele.
Visualizar e focar
Encontrar um objecto claro a 200 m de distância e apontar o telescópio nessa direcção. Depois, concentre-se gradualmente até que o seu objecto possa ser visto claramente.
Conselhos de compra de telescópios de refracção
O mundo da astronomia é muito interessante, educativo e divertido. Se está a pensar entrar neste campo, ou se já é um observador profissional e procura uma ferramenta fácil de usar, os telescópios refractários são a melhor escolha. Neste guia de compras, passaremos em revista os aspectos mais importantes que deve considerar.
O que é um telescópio refractor?
Um telescópio refractor é um objecto comprido com duas lentes nas extremidades. A lente maior é a lente objectiva através da qual a luz entra e cria uma imagem através do tubo. A lente mais pequena permite ver imagens claras, coloridas e contrastantes.
O refractor é utilizado principalmente para observar a lua, estrelas e corpos celestes a grande distância, uma vez que pode produzir imagens ampliadas para que possamos ver tudo a uma grande distância. É perfeito para observar planetas, nebulosas, detalhes ou corpos celestes, quer emitam demasiada ou pouca luz.
Porque deve usar um refractor?
Um telescópio refrator é muito mais leve e fácil de usar em comparação com outros telescópios, e a colimação e alinhamento dos elementos ópticos é uma tarefa demorada. Neste sentido, está sempre pronto a ser utilizado, o que o torna ideal tanto para principiantes como para observadores avançados.
Por outro lado, este tipo de telescópio oferece um excelente desempenho óptico com vistas aguçadas e de alto contraste que fazem deste modelo a melhor escolha para a visualização detalhada de objectos do sistema solar e astrofotografia.
O que pode desfrutar com um telescópio de refracção óptica
Os telescópios de lentes são os dispositivos ideais para a observação de corpos celestes e planetas, mas são também utilizados para a observação de objectos terrestres. Pode mesmo entrar no mundo da digitalização ou da astrografia, anexando-lhe uma câmara fotográfica.
Dependendo do modelo que comprar, pode utilizá-los para uma variedade de fins, que podem variar desde um plano decorativo até um propósito profissional. Aqui está uma lista de possíveis utilizações para eles.
Refractor vs. telescópios reflectores
A principal diferença entre um telescópio refractor e um telescópio reflector é que os telescópios refractores têm lentes, enquanto que os telescópios reflectores utilizam espelhos. No entanto, ambos os modelos focam a luz de objectos celestes na ocular, tornando-os mais fáceis de observar.
Os telescópios de lentes têm uma lente de vidro que refracta a luz estelar e concentra-a na ocular do telescópio, criando uma imagem muito maior. Os telescópios reflectores, por outro lado, têm um espelho primário grande e altamente reflector na extremidade do tubo óptico que reflecte a luz estelar num pequeno espelho secundário que a reflecte de volta para o lado onde se encontra a ocular.
Agora, se estiver a pensar qual escolher, os telescópios refractores são muito mais fáceis de usar porque não requerem manutenção, são fáceis de mover devido ao seu pequeno tamanho, e fornecem imagens nítidas e de alto contraste do céu nocturno. Neste sentido, são a melhor escolha se vive numa cidade e tem dificuldade em escapar à poluição luminosa.
Contudo, se puder viajar para áreas fora da cidade ou viver no campo, um telescópio reflector pode ser a melhor escolha para si. Estes telescópios têm grandes aberturas que captam muita luz estelar e são perfeitos para imaginar objectos fracos no céu nocturno, tais como galáxias próximas, nebulosas e aglomerados de estrelas.
Até que ponto se pode ver com um telescópio refrator?
A verdade é que isto depende de uma combinação de muitos factores, sobretudo do tamanho da abertura, ou seja, quanta luz a objectiva, a lente principal ou a abertura de recolha de luz do telescópio captura. Outro factor são as condições atmosféricas e a poluição luminosa no local que está a ver. Além disso, a ampliação afecta a clareza da imagem. Com uma ampliação maior, a imagem é mais desfocada do que com uma ampliação menor.
Com um refractor de nível de entrada e uma objectiva de 70-80 mm, pode-se ver a lua, corpos celestes no sistema solar, galáxias, aglomerados de estrelas e nebulosas. No entanto, com um refractor mais potente, é possível ver objectos do sistema solar com mais detalhe e recolher luz suficiente para ver objectos mais longe no céu.
O que é um telescópio de refracção acromática?
Os telescópios com lentes acromáticas têm uma lente que elimina parcialmente a distorção da cor. Isto é possível graças à existência de vários pedaços de vidro com diferentes propriedades e diferentes dispersão de luz no desenho da lente.
Num refractor acromático, dois elementos de vidro são cuidadosa e precisamente combinados de modo a que a lente corrija parcialmente a distorção da cor. No entanto, esta correcção não pode ser perfeita, e a cobertura azul pode ocorrer com este desenho de telescópio, que deve ser melhorado com um filtro Baader Fringe Killer.
O que é um telescópio apocromático de refracção (APO)?
Um telescópio apocromático refractor estende o desenho da lente acromática com materiais especiais para os elementos de vidro. Estes materiais especiais têm a tarefa de minimizar a dispersão da luz para que todos os comprimentos de onda da luz possam ser focalizados simultaneamente.
Este modelo de telescópio é ideal para imagens nítidas, brilhantes, claras e a cores verdadeiras. Embora muito mais caro, oferece o melhor desempenho óptico possível e é uma ferramenta popular para os astrofotógrafos.
Perguntas que poderá ter
Quanto custa um telescópio refractor?
Os telescópios refractores vêm numa vasta gama de preços. São um pouco caros, mas existem modelos que se adaptam a cada orçamento. Os telescópios refractores para crianças estão disponíveis por apenas 40 euros, enquanto que por 60 euros pode obter um telescópio de nível de entrada para adultos com uma abertura de 50 mm.
Outros modelos com aberturas diferentes estão disponíveis entre 70 e 100 euros. Contudo, se precisar de um telescópio refractor profissional, o valor pode subir consideravelmente para mais de 700 euros.
Que abertura deve ter um telescópio refractor?
Em geral, quanto maior for a abertura, mais luz é capturada e mais nítidas e detalhadas serão as imagens. Se for um principiante e não quiser investir num telescópio muito caro, pode optar por um telescópio com uma abertura de 50 mm a 150 mm. Se for um utilizador profissional ou avançado, deverá optar por modelos com uma abertura de 150 a 180 mm.
Tipos de telescópios
Encontrará uma vasta gama de âmbitos de detecção no mercado para satisfazer as suas necessidades e preferências. Abaixo estão os telescópios mais comuns para o ajudar a determinar qual deles precisa, e alguns acessórios úteis.