Rádios para carro
Melhores auto-rádios
O seu antigo rádio automóvel já não está actualizado. Está cansado de armazenar CDs e reparou que os botões dos painéis de controlo começam a avariar.Pensa que está na altura de uma nova, mas depois de uma rápida pesquisa na Internet, fica sobrecarregado com a variedade de opções e especificações.Os auto-rádios, como todos os dispositivos electrónicos, evoluíram muito nos últimos anos, por isso é natural que fiquem para trás.Mas imagine como é útil quando se pode equipar o seu rádio com conectividade móvel e mãos livres.Com este guia do melhor auto-rádio, que estamos prestes a mostrar-lhe, isto já não pode ser uma ilusão, mas sim uma realidade. Não perca e tire partido de toda a tecnologia que tem para oferecer.
A mostrar todos os 5 resultados
Melhores auto-rádios
O que é que considerámos nesta comparação?
Nem todos os carros são iguais, e o mesmo acontece com os rádios. Temos muitas opções para satisfazer as suas necessidades, mas para o guiar ao longo do processo, escolhemos as características mais importantes a ter em conta.
Como instalar o rádio do seu carro
Ligou o rádio do seu novo carro, mas não está a funcionar? Não se preocupe, vamos ajudá-lo ponto por ponto para garantir que tudo está instalado correctamente para que possa desfrutar do seu novo dispositivo.
1. verificar se necessita de peças adicionais.
Em alguns casos, é necessário utilizar um adaptador externo para que o rádio possa ser ligado ao carro. O mesmo se aplica se o seu rádio também for controlado através dos comandos do volante. Em ambos os casos, terá provavelmente de comprar um cabo adaptador universal.
São muito baratos e têm uma vida muito longa, pelo que provavelmente nunca mais terá de se preocupar com eles.
2. remover o rádio antigo
Os rádios vêm com uma caixa ou moldura de plástico, que nada mais é do que um painel que esconde as abas onde o rádio encaixa. Uma vez que tenha as abas à vista, basta carregar nelas e puxá-las para fora.
Pode então tirar uma fotografia da cablagem e das ligações para ter uma referência para o novo rádio, e depois desligá-lo. Recomendamos o uso de luvas isolantes para evitar cãibras.
3. ligar o novo rádio
Para este passo, pode consultar o manual de instruções do seu auto-rádio se este tiver um cabo especial ou outra ligação diferente da dos rádios normais. Se tirou uma foto das ligações do seu rádio anterior, tome-a como referência e ligue todos os fios.
4 Posicionamento e instalação do rádio
Uma vez ligados todos os fios, deve verificar se tudo está a funcionar correctamente antes de instalar o rádio. Se o fizer, pode colocá-lo no lugar e fixar as guarnições. Se, por outro lado, algo estiver errado, verifique se todos os cabos estão ligados correctamente e se não misturou nenhuma posição.
Se tudo estiver correcto, pode ligar o rádio e configurá-lo de acordo com as instruções de funcionamento. Terá normalmente de ajustar a qualidade de som, como efeitos de distorção ou graves, e terá também de ligar o seu telemóvel para configurar o kit mãos-livres.
Guia de compra de auto-rádios
A tecnologia está em constante evolução, por isso por vezes é difícil manter-se actualizada. No entanto, queremos trazer-lhe os melhores e mais recentes produtos, por isso elaborámos um guia para o ajudar a saber exactamente o que está a comprar.
Rádio com ecrã táctil versus rádio tradicional: que escolha faz?
Talvez esta área dependa mais da quantidade de dados disponíveis no seu painel de instrumentos do que das suas próprias preferências, mas se puder optar por um rádio com ecrã táctil, este terá um tamanho maior que lhe permite a navegação por GPS e a operação será mais intuitiva.
Os rádios tradicionais têm botões e mostradores que tem de combinar para aceder a sub-menus para configurações, o que pode ser um pouco mais complicado, e não tem a comodidade de navegação GPS incorporada.
O que são os jantares e para que servem?
As jantares são os espaços que o seu rádio ocupa no tablier do seu carro. Nos modelos mais antigos, o espaço para o rádio era 1 jantar, o que equivale a um espaço no tablier. Estes tamanhos foram normalizados desde os anos 80, pelo que não é necessário mudar nada no carro se se quiser mudar o rádio.
Em carros mais modernos com ecrã grande ou rádios de ecrã táctil, são utilizados 2 jantares para esta unidade. Portanto, preste muita atenção ao tamanho do seu rádio e do seu painel de instrumentos, porque mesmo que o rádio só ocupe 1 jantar, ele é expansível em alguns modelos.
O que procurar nos amplificadores
Os amplificadores são utilizados para aumentar o sinal de saída do rádio e podem melhorar muito a qualidade de som do seu carro, embora um bom rádio tenha geralmente uma qualidade de som adequada.
Canais
Cada altifalante no seu carro precisa de ser ligado a um canal do amplificador para que este funcione. Portanto, considere quantos altifalantes tem e quantos canais tem o amplificador. É melhor ter canais suficientes para o caso de querer acrescentar mais altifalantes no futuro.
Pode escolher desde amplificadores com dois canais até aos que têm 6 ou 8 canais. O preço dependerá da sua escolha e também do tamanho do próprio produto, que terá de ser mais potente para transmitir mais corrente para os canais.
Quanto mais potência tiver o amplificador, melhor será a qualidade, mas há um contraponto que precisa de considerar e que é que nem todos os altifalantes conseguem lidar com watts específicos de potência, pelo que precisa de verificar se os seus são adequados para utilização com o amplificador que pretende implementar.
A potência que os altifalantes podem suportar e a potência que o amplificador pode transmitir é expressa em RMS e watts. Os dois devem coincidir ou danificará os altifalantes e terá de os substituir.
Compatibilidade do receptor
Alguns rádios já têm receptores que podem acomodar amplificadores, embora possam não ser compatíveis com o rádio. Portanto, se não quiser substituir esta parte, tem de ter um cuidado extra para garantir que o amplificador e o rádio são compatíveis.
A maioria dos amplificadores têm saídas de pré-amplificador, mas alguns não têm, pelo que pode perder alguma qualidade de som mas obter uma melhor relação qualidade/preço, uma vez que a mudança no som é muito pequena.
O que procurar nos altifalantes?
Os altifalantes são as primeiras partes do sistema de som a quebrar. Substituí-los não é muito caro e geralmente não é muito complicado, mas há uma série de factores a considerar ao comprar novos.
Sensibilidade
A sensibilidade de um altifalante é medida em dB e está relacionada com a potência nominal do rádio ou amplificador. Se for baixo, precisa de altifalantes com alta sensibilidade, ou seja, acima de 85 dB. Se o poder do seu produto for elevado, não precisa que o altifalante seja tão sensível.
Isto não significa que os altifalantes com um valor dB mais elevado não sejam adequados para um sistema potente, porque ainda podem ser instalados, mas o volume será muito elevado e acima do valor dB recomendado. Níveis muito elevados de dB podem danificar a sua audição e até resultar numa multa.
Energia
Os altifalantes dependem totalmente do rádio ou amplificador a que estão ligados. Portanto, precisam de ter o mesmo poder, porque se o rádio tiver mais poder do que o altifalante, ou não funcionará correctamente ou quebrar-se-á.
Idealmente, os seus altifalantes devem ser capazes de lidar com um pouco mais de potência do que o rádio ou amplificador tem, uma vez que isto irá ajudá-lo a evitar avarias e dar-lhe uma certa margem de manobra para adaptar os altifalantes ao novo sistema se mudar de rádio mais tarde.
Altifalantes de gama completa ou altifalantes componentes
As colunas de gama completa, como o nome sugere, são concebidas para reproduzir todo o espectro do som. Podem ter um woofer para os tons baixos e um tweeter para as frequências altas. Ambos estão integrados em cada orador.
Nos altifalantes componentes, as partes individuais são responsáveis por diferentes frequências, pelo que as frequências altas vêm de um altifalante e as frequências baixas de outro. Isto pode ser útil para as pessoas que querem uma qualidade de som muito elevada e querem alterar os níveis de frequência do seu rádio.
Subwoofer
Os subwoofers são altifalantes especiais que podem reproduzir frequências de som muito baixas. O seu tamanho e forma não se encaixam nas ranhuras dos altifalantes normais dos automóveis, uma vez que visam um som penetrante e em expansão, pelo que necessitam de um invólucro para produzir estes tons ultra-baixos.
São normalmente alojados na bagageira e quanto maiores forem, maior é a qualidade e as notas de baixo que podem reproduzir, por isso é necessário considerar que som quer para o seu carro.
Perguntas que poderá ter
Posso instalar o rádio eu próprio ou preciso de ir a um mecânico?
A maioria dos rádios são fáceis de instalar e vêm com instruções para que o possa fazer facilmente por si próprio. Recomendamos que tire uma fotografia ou vídeo das ligações no seu rádio antigo para que as possa seguir quando instalar o novo rádio.
Qual é a diferença entre 1 e 2 refeições?
O tamanho é a principal diferença, pois normalmente um 1-DIN tem 50mm de largura e 178mm de altura, enquanto que um DIN duplo tem a mesma altura mas 101mm de largura.
Quais são as melhores marcas para auto-rádios?
Para auto-rádios, podemos confiar em marcas bem conhecidas que também utilizamos para os nossos rádios domésticos ou auscultadores móveis e que são uma garantia de boa qualidade.
As bem conhecidas empresas Pioneer, Alpine e Sony oferecem uma vasta gama de produtos para todas as gamas de preços e necessidades, e têm um bom serviço pós-venda e peças sobressalentes caso tenha algum problema com o seu equipamento.
Outros acessórios para automóveis
Esperamos ter sido capazes de o ajudar com todas as suas perguntas sobre o auto-rádio. Se precisar de mais informações sobre outros produtos para o seu carro, podemos ajudar: