Oxímetros
Os melhores oxímetros
Pratica desporto e quer saber os seus níveis de oxigénio no sangue? Sofre de uma doença cardíaca ou pulmonar e precisa de ser monitorizado?Existe um dispositivo muito simples que monitoriza o seu ritmo cardíaco e o nível de oxigénio no seu corpo: um oxímetro.Talvez já tenha ido a um médico para um check-up e ele ou ela tenha medido o seu nível de oxigénio com um destes dispositivos.Bem, você também pode ter um dispositivo deste tipo em casa para cuidar da sua saúde e da saúde dos seus entes queridos, ou para melhorar o seu corpo num desporto fisicamente exigente.Não sabe o que é um oxímetro de pulso? Vamos ajudá-lo com este guia dos melhores oxímetros para que conheça todas as suas características e os benefícios que conhecer os seus níveis de oxigénio no sangue pode trazer à sua saúde.
Apenas um resultado
Os melhores oxímetros para monitorizar a sua saúde
O que é que considerámos nesta comparação?
A fim de lhe oferecer os melhores produtos, precisamos também de saber quais são as características mais importantes de um oxímetro e o que procurar para comprar o melhor produto. Aqui compilámos algumas destas características.
Como utilizar um oxímetro de pulso
Quando se trata de um dispositivo médico como um oxímetro, podemos ficar um pouco apreensivos quanto à sua utilização em casa sem saber exactamente quais os passos a seguir, pelo que o ajudaremos para que obtenha os resultados certos.
1. anexar o oxímetro de pulso
Embora sejam destinados aos seus dedos, pode também prendê-los aos dedos dos pés ou mesmo aos ouvidos. Os dedos são normalmente mais confortáveis porque são maiores e a pressão é menos perceptível do que noutras partes do corpo.
Se usar o medidor de oxigénio no dedo, deve remover quaisquer anéis ou jóias, e se tiver unhas pintadas, é aconselhável remover a tinta do dedo que colocou no medidor, pois pode distorcer a medida.
Ligue o contador ao seu telemóvel.
Nem todos os oxímetros têm esta característica. Portanto, se é a sua casa, pode saltar este passo. Os oxímetros que se podem ligar ao seu telemóvel através de uma aplicação normalmente fazem-no através de Bluetooth.
O primeiro passo a dar é descarregar a aplicação específica para o seu produto que está incluída na embalagem do oxímetro. Depois tem de ligar o Bluetooth no seu telemóvel e sincronizar o dispositivo com ele. Depois de ter feito estas etapas, pode desfrutar das suas medidas no seu telemóvel.
3. medir o seu sp02
Uma vez instalado, basta premir o botão de alimentação – a maioria dos dispositivos só tem um botão – e deixar o contador fazer o seu trabalho. Pode assistir à visualização e estabilização dos dados no ecrã LED da unidade.
Se comprou um bom produto, este não só lhe mostrará os resultados da sua saturação de oxigénio no sangue, mas também o seu ritmo cardíaco, e alguns modelos podem ser ainda mais abrangentes.
Guia do Comprador do Oxímetro de Pulso
Não se preocupe se não tiver a certeza de como funciona um oxímetro e quais são as suas opções, pois estamos aqui para resolver os seus problemas com este guia de compras. Vamos mostrar-lhe o que este dispositivo pode fazer.
O que é e como é que funciona?
Um oxímetro é um dispositivo médico que lhe permite medir os seus níveis de saturação sanguínea. Este dispositivo utiliza a medição dos dados do seu pulso para determinar a quantidade de oxigénio no seu sangue com base no ritmo de bombeamento do seu coração.
Tipos de oxímetros
Nem todos os oxímetros são iguais, pois existem dispositivos para uso profissional e outros que se podem comprar para uso doméstico. Dir-lhe-emos o que os torna diferentes um do outro.
Quem deve usar um oxímetro de dedos?
Este tipo de dispositivo é para pessoas que têm problemas cardíacos e pulmonares, tais como: Insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco, asma, pneumonia, cancro do pulmão, arritmias cardíacas e outras deficiências deste tipo.
É também utilizado por atletas de alto rendimento durante as suas actividades físicas para verificar o desempenho do seu corpo e ajustar o seu treino de acordo com o nível de oxigénio no sangue. Desta forma, o corpo não está desnecessariamente sobrecarregado de trabalho.
O que é considerado um bom resultado com um oxímetro de pulso?
Se já tem o seu oxímetro de pulso em casa, pode estar a perguntar-se: Que resultados tenho de comunicar para saber que está tudo bem? É normal que a saturação esteja entre 95 e 100, porque se descer abaixo de 92, isto pode ser motivo de preocupação.
No entanto, os níveis de oxigénio no sangue não são os mesmos para todos, e a menos que tenha doenças cardíacas ou pulmonares, é raro que os seus níveis fiquem abaixo deste intervalo.
Como se lê um oxímetro?
Os dispositivos profissionais podem ser mais complexos uma vez que podem fornecer dados sobre o ritmo e batimentos cardíacos, bem como SpO2, mas os dispositivos domésticos têm um pequeno visor e são fáceis de usar e ler.
A visualização da maioria dos oxímetros mostra dois valores: o valor de oxigénio, que é medido num intervalo de 0 a 100 e cujo valor deve ser superior a 90 em condições normais. Em segundo lugar, há o valor da frequência de pulso, que deve estar entre 60 e 100 para adultos em repouso.
Dúvidas que possa ter
Quão precisos são os oxímetros de dedos?
Têm uma margem de erro de cerca de dois por cento para cima ou para baixo, mas isto varia dependendo da qualidade do dispositivo. Isto significa que a leitura da saturação sanguínea de 92% mostrada no oxímetro pode na realidade ser 90% ou 94%.
Se verificar que as suas leituras descem abaixo dos 90, deve consultar o seu médico, pois uma leitura abaixo pode indicar que algo está errado.
O que pode alterar os resultados do oxímetro de pulso?
Se estiver a usar o oxímetro no dedo, deve primeiro evitar qualquer tipo de verniz de unhas, tinta ou unhas artificiais, uma vez que algumas cores e materiais absorvem a luz, tais como tons de verde, preto e azul, e dão resultados falsos.
Se sofrer de anemia, tensão arterial baixa ou cor de pele muito escura, o oxímetro pode não ser capaz de mostrar os resultados.
Tipos de monitores de tensão arterial
É necessário manter a sua saúde sob controlo, e que melhor maneira do que ter alguns produtos em casa para o ajudar a controlá-lo sem ter de ir directamente ao médico ou à farmácia. Vamos mostrar-lhe o que estes dispositivos podem fazer.