Óleos de carro
Os melhores óleos para automóveis
Quando se possui um carro, há muitas coisas que é preciso cuidar para o manter em óptimas condições. Uma destas coisas é o óleo do motor, que precisa de ser mudado de tempos a tempos.A mudança do óleo do seu carro é importante para lubrificar o motor e os seus componentes. Fazer você mesmo esta mudança não é tão difícil como se poderia pensar, a parte mais difícil é escolher o óleo de automóvel certo.Para lhe dar uma ideia de como escolher o melhor modelo, analisámos vários modelos neste guia de compras. Desta forma, pode escolher o óleo de motor certo para si e para as necessidades do seu veículo.
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Os melhores óleos para automóveis
O que é que considerámos nesta comparação?
Ao testar os melhores modelos de óleo de motor do mercado, considerámos muitos pontos. Aqui estão os aspectos que consideramos mais importantes:
Tipos de óleos
Antes de comprar um óleo de automóvel, deve saber que nem todos os óleos são iguais, porque o mundo dos automóveis e dos seus motores é grande e complexo. Este produto está normalmente dividido em quatro categorias, que descrevemos mais detalhadamente a seguir: óleo convencional, sintético, semi-sintético e de alto desempenho.
Convencional
Este tipo de óleo é considerado inferior ao óleo sintético e semi-sintético, mas é muito comum na maioria dos modelos de automóveis modernos. A sua formulação cobre uma vasta gama de graus de viscosidade e níveis de qualidade. É recomendado para veículos monomotores.
Contém detergentes bem como modificadores de fricção, inibidores de corrosão, modificadores de viscosidade, agentes de alta pressão, antiespumantes e dispersantes. A maioria das marcas permite 3.000 a 5.000 milhas de condução entre mudanças de óleo. O óleo convencional recomendado é normalmente 5W-20 ou 5W-30 (para temperaturas mais baixas) ou 10W-30 (para temperaturas ambientes mais altas).
Sintético
É o resultado de um processo químico-técnico. As suas moléculas são mais uniformes e têm menos impurezas do que os óleos convencionais. São formulados com aditivos de alto desempenho e têm um melhor desempenho em condições climáticas extremas.
Estes óleos, que não são derivados do petróleo, são mais adequados para veículos de alto desempenho. Ao escolher o melhor óleo sintético para motores, lembre-se que foi concebido para motores com rotações mais elevadas, temperaturas mais elevadas e cargas elevadas. Algumas marcas podem proteger melhor o motor, outras podem mantê-lo mais limpo.
Semi-sintético
Trata-se de uma mistura de óleos de base sintética e de óleos convencionais que têm uma maior resistência à oxidação do que outros óleos. Esta mistura aumenta o desempenho e proporciona uma melhor protecção do motor do que os óleos convencionais. É muito menos caro e oferece alguns dos mesmos benefícios que os óleos sintéticos.
Quilometragem alta
Concebido para veículos mais antigos ou mais recentes com mais de 120.000 quilómetros. A sua fórmula contém aditivos que neutralizam os problemas mais comuns do motor em veículos com esta quilometragem, tais como falha de peças do motor, queimaduras e fugas de óleo que ocorrem.
Como mudar o óleo do seu carro passo a passo
Sabia que pode mudar o óleo do seu carro pessoalmente? Abaixo estão algumas etapas básicas que o podem ajudar a realizar esta manutenção no seu carro.
Desligue o carro e deixe-o arrefecer.
Espere até o seu carro estar desligado há tempo suficiente para arrefecer, porque se estiver demasiado quente, pode queimar-se se tentar remover o bujão de drenagem do fundo do motor.
2. localizar o bujão de drenagem.
Para mudar o óleo, é necessário localizar o bujão de drenagem no fundo do motor para que todo o óleo usado possa ser drenado. Colocar um recipiente debaixo dele para que o óleo possa cair para fora.
3. remover a ficha
Uma vez posicionado o tampão e colocado um recipiente na saída, remover o tampão de drenagem e esperar até que todo o líquido tenha drenado.
4. Substituir o bujão de drenagem
Quando notar que já não sai mais óleo do motor, substitua o bujão de drenagem. Preste especial atenção a este passo, a ficha deve estar bem posicionada e livre de fugas, para que o novo óleo não vaze para fora. No entanto, não o apertar demasiado ou pode quebrar ou isolar o seu fio.
5. adicionar o novo óleo
Retirar a tampa de enchimento do topo e começar a adicionar o novo óleo. Medir com uma vareta de medição até atingir o nível de óleo recomendado. Quando tiver terminado, feche a tampa e já está.
Guia de compra de óleo de motor
Escolha de acordo com o seu estilo de condução
Dependendo do seu estilo de condução ou das actividades que faz com o seu carro, deverá utilizar um óleo de motor da mais alta qualidade ou especificamente concebido para o seu estilo de condução.
Se gosta de conduzir rapidamente, possui um carro desportivo ou está habituado a transportar cargas pesadas no seu veículo, então precisa de um óleo de automóvel que proporcione um elevado desempenho. Os motores que estão sujeitos a stress acima da média, por exemplo, funcionam melhor com um óleo totalmente sintético.
Compatibilidade por tipo de veículo
É importante que o óleo para automóveis que compra seja compatível com o seu carro, por isso preste atenção ao tipo de óleo de que necessita.
Se misturar algum óleo convencional com óleo sintético, não danificará nenhum componente do motor, mas reduzirá os benefícios que um óleo totalmente sintético pode oferecer. Além disso, os carros mais antigos funcionam geralmente melhor com óleo convencional e os carros modernos funcionam melhor com óleo sintético.
A importância da viscosidade
O grau de viscosidade requerido de um óleo de automóvel é classificado de acordo com uma série de factores tais como a temperatura exterior, temperatura de funcionamento e carga do motor. É importante conhecer esta informação sobre o nosso óleo de motor porque ela determina o funcionamento do nosso carro.
A maioria dos motores a gasolina têm graus de viscosidade de 5W-30, 5W-20 e 0W-20, enquanto 15W-40 e 5W-40 são comuns para motores diesel.
O número refere-se à resistência do óleo do motor a engrossar a baixas temperaturas e a tornar-se líquido a altas temperaturas. O número em frente do “W” indica a espessura quando o óleo tiver arrefecido, o número atrás indica a espessura do óleo à temperatura normal de funcionamento.
Efeitos positivos no seu carro
O óleo do motor tem vários efeitos positivos no seu carro porque carros, camiões, SUV e outros veículos precisam de óleo para funcionar correctamente. Sem ele, não se pode conduzir em qualquer lugar.
O melhor óleo de motor para camiões e carros limpa, arrefece e lubrifica o seu motor para o manter a funcionar com o máximo desempenho. Quando as temperaturas são extremamente altas ou baixas, os fluidos no veículo podem ser afectados. Os bons óleos, tais como os sintéticos, têm melhor fluidez a baixas temperaturas e são menos susceptíveis de serem danificados pelo calor ou pela fricção.
Se utilizar um bom óleo sintético, os intervalos de troca são alargados para 10.000 a 15.000 quilómetros em comparação com os 5.000 quilómetros dos óleos minerais convencionais.
Pode obter uma melhor economia de combustível com o óleo certo para o seu carro. Certos motores consomem mais combustível quando funcionam com óleo sintético. Além disso, este tipo de óleo de automóvel pode prolongar a vida útil do motor.
Regulamentos da União Europeia
A União Europeia mantém normas rigorosas de emissão EURO para o dióxido de carbono (CO2) e o monóxido de carbono (CO). Como os motores diesel modernos emitem menos dióxido de carbono do que os motores a gasolina, o mercado europeu mudou para mais veículos a diesel nos anos 90.
Contudo, uma desvantagem é o aumento da poluição por NOx e PM dos veículos a gasóleo. Em resposta, os veículos diesel europeus estão equipados com filtros de partículas diesel (DPF) e conversores catalíticos para reduzir os poluentes no escape antes de deixarem o tubo de escape.
É aqui que o óleo de automóvel entra em jogo: a formulação de óleos pode interferir com os sistemas de controlo de emissões sensíveis. Certos componentes em formulações de óleo de motor, tais como cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre (colectivamente referidos como “SAPS”) podem reduzir a eficácia e longevidade do filtro de partículas e outro equipamento de controlo de emissões.
Por conseguinte, os óleos de motor para veículos europeus contêm normalmente níveis mais baixos de SAPS para proteger o sistema de controlo de emissões.
Perguntas que poderá ter
Com que frequência devo mudar o óleo do meu carro?
As recomendações de manutenção podem ser encontradas no manual do fabricante do seu automóvel. No entanto, os carros novos têm normalmente mudanças de óleo entre 5.000 e 10.000 quilómetros. Poderá ter de mudar de óleo com mais frequência se for um condutor exigente e conduzir frequentemente o seu carro.
Vale realmente a pena usar óleo especial?
Alguns lubrificantes para automóveis são especificamente concebidos para durar muito tempo, pelo que os utilizadores podem esperar até 25.000 quilómetros antes de mudar o óleo. No entanto, é importante estar atento às instruções do fabricante do motor do seu veículo para determinar se este tipo de óleo é adequado para o seu veículo.
Há alguma desvantagem em mudar do óleo convencional para o sintético?
Antes de fazer esta alteração, certifique-se de verificar o manual do fabricante do veículo para ver se ambos os tipos de óleo são compatíveis com o motor do seu veículo. Um mecânico de confiança pode ajudá-lo a escolher o melhor óleo para o motor do seu veículo.
Outros tipos de óleo
Como vimos, existem diferentes tipos de óleos dependendo do seu grau de viscosidade e benefícios, aqui estão alguns específicos sobre os quais iremos falar em pormenor.