Oculares para telescópios
Melhores Oculares Telescópicos
Desde criança que se ama as estrelas e para poder vê-las de perto, investiu-se muito dinheiro num bom telescópio.O problema é que o comprou à pressa sem prestar atenção a alguns dos detalhes mais importantes como a qualidade das oculares para o telescópio.O corpo do telescópio em si é bom, mas não se pode ajustar as lentes e cada vez que se olha através delas, não se vê a imagem tão nítida como deveria ser.É muito importante ter um bom conjunto de oculares, tanto que se pode dizer que é a parte mais importante de um telescópio, porque sem eles não se veria nada.No entanto, comprar boas oculares pode ser um desafio se não tiver conhecimentos neste campo. Para que não desespere e ponha o seu telescópio de lado, reunimos este guia para as melhores oculares de telescópio, com toda a informação que precisa de saber sobre este equipamento vital.
A mostrar todos os 5 resultados
Melhores Olhos para Instalação Telescópica
O que é que considerámos nesta comparação?
Escolher as melhores oculares não é fácil, por isso enumerámos algumas características importantes como o campo de visão e ampliação que utilizámos para encontrar os melhores modelos de oculares.
Como utilizar um telescópio
Agora que sabe onde estava o problema com o seu telescópio, pode começar a desfrutar do seu hobby com todas as possibilidades que ele oferece, mas primeiro precisa de saber como utilizá-lo da melhor maneira possível.
1. alterar o objectivo
Antes de lhe mostrarmos como utilizar o seu telescópio, vamos mudar o ocular para que possamos ver claramente através do nosso dispositivo. Cada telescópio pode ser diferente, mas normalmente este passo não será muito complicado, uma vez que são normalmente incorporados.
Tem de se certificar de que removeu todos os selos e o plástico em que estava embalado antes de o colocar, para que quando o colocar no telescópio e olhar através dele, não veja a imagem desfocada e pense que não fez uma boa compra ou não saiba como utilizá-lo.
2. planeie o que quer ver
Antes de utilizarmos o telescópio precisamos de planear o que queremos ver, e não só isso, mas também precisamos de considerar o tempo para que não seja um obstáculo à nossa observação. Por exemplo, se quiser ver o céu, pode usar mapas do céu para descobrir onde estão os planetas ou as estrelas.
Se quiser fazer mais observação terrestre, precisa de planear de onde se instalar para obter uma visão mais ampla, tal como de um ponto alto ou de um ponto de vantagem, e também precisa de considerar a distância até ao ponto que deseja observar.
3 Ajustar o telescópio
Coloque-se num local onde possa mover o telescópio sem obstruções e remover a tampa da lente. Comece com a mais baixa ampliação ou zoom possível para que saiba exactamente para onde está a olhar. Quando encontrar o local desejado, pode rodar o botão de focagem e fazer zoom para o ver mais claramente.
Guia de compra de oculares telescópicos
Quando falamos de oculares de telescópio, podemos sentir-nos um pouco tontos porque as suas características estão para além do nosso conhecimento, mas para o ajudar a sentir-se mais confiante, reunimos este guia destacando os pontos-chave de boas oculares.
O que é uma ocular telescópica e para que é utilizada?
As oculares do telescópio são o dispositivo que lhe permite ver, através da sua óptica, as imagens reflectidas a partir dos sistemas de espelhos internos do telescópio. A imagem é ampliada para que ainda possa ser vista claramente a uma grande distância sem o sofrimento da qualidade da imagem.
A qualidade das lentes depende do que se consegue ver através delas. Outros aspectos como a ampliação ou o diâmetro da lente são fundamentais para observar certos objectos com resultados muito melhores, por isso vamos verificar para que é que pode usar as lentes e o telescópio.
Tipos de oculares de telescópio
Existem diferentes tipos de oculares com características específicas que os tornam uma opção desejável para ver certas coisas, e o seu preço também pode influenciar a sua escolha final. Vejamos as características de cada um.
1. lentes Plössl
Estes são os mais comuns, pelo que normalmente já estão instalados quando se compra o telescópio. Não oferecem a melhor qualidade de imagem e nitidez, mas são uma boa opção para quem começa a utilizar um telescópio, uma vez que o seu preço é competitivo e há muitos tipos disponíveis.
Estas lentes oferecem uma vasta gama de distâncias focais e muitas vezes vêm com um alívio ocular para que os seus olhos não fiquem demasiado cansados se planear usar o telescópio durante um longo período de tempo. Portanto, se é novo e o seu telescópio está equipado com este tipo de lentes, está no caminho certo.
2. oculares ortocópicas
Estes são uma boa escolha para observar planetas, satélites ou a lua. Corrigem a aberração cromática e a distorção, mas também têm uma desvantagem: têm apenas um campo de visão de cerca de 40 ou 45 graus, pelo que são limitados para algumas coisas.
São também um tipo de lente usada para fotografia planetária, e embora tenham um campo de visão algo limitado, os astrónomos usam-nas por vezes para olhar para detalhes específicos de planetas, embora para coisas mais gerais outro tipo de lente seja melhor.
3. oculares de grande ângulo
Se quiser ver todo o espaço, é melhor usar lentes que tenham um amplo campo de visão. A imagem que fornecem é de tal qualidade que se sente quase que se pode tocar nos objectos.
Neste caso, o campo de visão deste tipo de lentes é frequentemente superior a 70 graus, e alguns modelos sobem até 120 graus, pelo que se dispõe de uma vasta gama de opções. São utilizados para observar objectos em movimento no espaço, tais como cometas e outros objectos voadores.
4. oculares barlow
Estas não são lentes no sentido estrito, mas um acessório para as suas oculares. São utilizadas para aumentar a distância focal da lente objectiva do seu telescópio, para que possa ver muito mais imagens ampliadas, em alguns casos até duplicando a ampliação.
São uma boa opção se não quiser mudar as lentes porque normalmente as usa para coisas mais gerais, mas de vez em quando quer mais ampliações para observações mais específicas e concretas. Pode ser uma boa ideia ter 2 ou 3 tipos de lentes a mudar, pois isto dar-lhe-á um telescópio o mais completo possível.
Vantagens das boas lentes
Se pensa que qualquer ocular serve, está gravemente enganado, porque se não tiver uma qualidade de imagem aceitável, muito provavelmente danificará a sua própria visão ao usar uma lente inadequada. Por conseguinte, iremos falar-lhe dos benefícios das lentes de qualidade para o seu telescópio.
Comprimento focal e ampliação em oculares
A potência de uma ocular é medida em distância focal, mas para saber exactamente quanta potência se pode alcançar com uma ou outra lente, também se deve ter em conta que o telescópio é outro componente importante. Seguindo esta fórmula: “distância focal do telescópio dividida pela distância focal da ocular” pode descobrir qual o poder de ampliação que as suas lentes permitem:
Por exemplo, se tiver uma distância focal da ocular de 10 mm, mas o telescópio tem uma distância focal de 1000 mm, a divisão dá-lhe uma ampliação de 100. A única desvantagem da ampliação é que distorce as imagens, embora em muitos dispositivos possa escolher uma ampliação inferior para ver mais claramente.
Campo de visão: aparente e real
Há duas maneiras de medir o campo de visão: o campo de visão aparente, que é medido pelos graus da ocular, e o verdadeiro campo de visão. Até um ângulo de 45 graus, pode-se encontrar dispositivos com um campo de visão relativamente pequeno ou recortado, mas existem outras lentes que podem ir além dos 100 graus.
O verdadeiro campo de visão refere-se ao ângulo de visão total que se tem ao olhar através de um telescópio e pode ser calculado com a seguinte fórmula: “campo aparente dividido por ampliação”. Assim, se tivermos uma ampliação de 100 e um campo de visão aparente de 45 graus, o verdadeiro campo de visão é de 0,45.
Distância interpupilar para lentes telescópicas
A distância interpupilar é a distância entre a última lente e a imagem final que se pode ver. Para tornar isto mais confortável para si, existem algumas lentes com uma grande distância interpupilar, por exemplo, oculares onde pode estar a mais de 20 mm de distância. Desta forma também verá uma imagem mais clara e os seus olhos não se cansarão tão rapidamente se quiser usar o telescópio durante um período de tempo mais longo.
Dúvidas que possa ter
Quantas oculares preciso?
É uma boa ideia ter pelo menos algumas oculares para adaptar o telescópio a diferentes situações, porque a menos que se esteja a utilizar o telescópio para algo muito específico, os utilizadores médios deste tipo de equipamento normalmente querem ter um objecto versátil que possa ser utilizado em várias ocasiões.
Lembre-se que quanto mais oculares ou lentes tiver, mais completo e multifuncional será o seu telescópio. Portanto, considere o uso que pretende dar-lhe para adquirir as lentes de que necessita e a distância focal que pretende em cada uma delas.
Qual é o tamanho da ocular certa para o meu telescópio?
A maioria dos telescópios actuais têm um diâmetro de ocular de 1,25 polegadas, mas isso não significa que não haja outros tamanhos, tais como 2 polegadas, para obter um campo de visão mais amplo.
Existem também algumas lentes com menos de 1 polegada, por exemplo 0,96 polegadas, mas estes tipos de lentes não proporcionam campos de visão suficientes, pelo que são mais susceptíveis de serem encontradas em instrumentos infantis ou telescópios mais antigos.
Tipos de telescópios
Existem muitas opções no mundo da astronomia e da observação ambiental, mas para ter a certeza de não perder nenhuma delas, gostaríamos de lhe apresentar os artigos que temos para si sobre telescópios e os seus acessórios.