Máquinas de cozer
As melhores máquinas de costura
As roupas que compramos nem sempre são perfeitas. Acontece frequentemente que as calças que tanto ama precisam de algumas alterações para se adaptarem bem, ou que a camisa que tanto ama precisa de uma mão cheia de costura.O mesmo acontece com a roupa que já tivemos antes: Quem não precisou de um remendo numa saia ou numa camisola? É algo que acontece frequentemente e que geralmente leva a problemas.Sempre que precisamos de reparar uma costura, temos de recorrer a um especialista na matéria, perdendo tempo e dinheiro. Felizmente, existe uma alternativa: máquinas de costura.Estamos a falar de máquinas que estão prontas para reparar todas as pequenas falhas na sua roupa nova ou em segunda mão sem que tenha de sair de casa. Tudo o que precisa é de algumas técnicas simples de costura.Existem muitos modelos deste produto no mercado, uma vez que tem sido comercializado durante anos. Nesta comparação, descobriremos quais são os melhores.
A mostrar todos os 6 resultados
As melhores máquinas de costura em casa
5 dicas para a compra de uma máquina de costura de topo
As máquinas de costura são produtos que têm evoluído durante muitos anos. Por conseguinte, hoje em dia existem muitos modelos diferentes, pelo que é necessário considerar algumas especificações a fim de escolher o modelo mais adequado para nós.
Que outro produto devo escolher?
As máquinas de costura são outro exemplo dos diferentes produtos que podemos encontrar no mercado e que devemos verificar no caso de poderem ser do nosso interesse para cobrir algumas das nossas necessidades.
Como utilizar uma máquina de costura
Para além da escolha de um modelo que nos atrai, temos de estar conscientes do processo de colocação em funcionamento de uma máquina com estas características.
1. procurar e identificar certos elementos
Antes de começarmos a utilizar a nossa máquina de costura, é necessário fazer uma pausa para conhecer e identificar os principais pontos da sua utilização, bem como os diferentes elementos que a compõem e que são necessários para o seu arranque.
2. posicionamento da máquina em preparação para a utilização.
A máquina deve ser colocada sobre uma mesa estável ou peça de mobiliário. Depois temos de enrolar e inserir a bobina, enfiar a máquina e puxar os dois fios para fora. Neste momento, a máquina está pronta para ser ligada.
3 Iniciar a costura
Primeiro escolha um ponto recto e o comprimento médio do ponto. Uma vez feito isto, antes de levarmos a peça de vestuário para ser cosida, precisamos de levar um pedaço de tecido para praticar a costura. Uma vez que o tenhamos, podemos começar a trabalhar no produto original.
Guia para a compra de uma máquina de costura
Para fazer uma compra sensata de uma máquina de costura, é importante não só saber em primeira mão como funciona ou que características deve ter, mas também considerar outros aspectos relacionados com ela que são igualmente importantes.
Por que razão se deve possuir uma máquina de costura?
Anos atrás, era dado como certo que apenas costureiras e alfaiates tinham acesso a este tipo de maquinaria, uma vez que apenas eles eram capazes de a operar. Contudo, com o tempo, a utilização deste tipo de equipamento tornou-se comum na sociedade por uma série de razões.
A primeira razão é que agora estão acessíveis a todos. Já não se precisa de saber como costurar profissionalmente para os utilizar. Isto tem levado muitas pessoas a escolhê-los por razões óbvias: Poupam-nos tempo e dinheiro ao termos as nossas roupas alteradas por alguém que tem formação profissional.
Escolha de acordo com o seu nível de utilizador
Como em quase todas as actividades da vida, existem três níveis diferentes de habilidade de costura: Principiante, Avançado e Experiente. Neste caso, a situação torna-se ainda mais relevante porque, dependendo das nossas competências, escolheremos uma máquina ou outra.
Se está apenas a começar a coser e tem pouco conhecimento, vale a pena investir numa pequena máquina sem muitos acessórios. Podemos comprar um ligeiramente melhor se tivermos um nível de conhecimento mais elevado, a que chamaríamos avançado. Se for um especialista, faz mais sentido optar por uma máquina de costura fornecida directamente por uma empresa que lida exclusivamente com máquinas de costura.
Máquina de costura manual ou computorizada?
Esta é uma situação que provoca debate, mesmo entre os esgotos. Por um lado, temos as máquinas manuais, as máquinas tradicionais, com todos os seus elementos que são mais influenciados pela acção humana. Por outro lado, existem os sistemas informatizados que executam automaticamente certas tarefas.
À primeira vista, poder-se-ia pensar que as máquinas controladas por computador, com a sua capacidade de regular automaticamente os pontos, a tensão do fio ou o tratamento de um determinado tecido, são muito mais interessantes. O problema é que são normalmente mais caros e os resultados não são muito melhores.
As costureiras experientes afirmam que os resultados da costura manual são muito melhores do que os da costura computorizada em todas as circunstâncias. Por outro lado, não existem máquinas automáticas simples. Portanto, se está apenas a começar a coser, é mais sensato optar por uma máquina manual.
Dicas de especialistas para principiantes
Embora pensemos que costurar é bastante fácil de aprender, os especialistas na área dizem que não é assim tão fácil. São necessárias muitas horas de prática e paciência para se tornar uma costureira aceitável, por isso é ideal se seguir primeiro alguns pontos.
A primeira é procurar instruções sobre como a nossa máquina funciona e como as pessoas experientes a utilizam, e ao mesmo tempo devemos prepará-la com o manual que a acompanha para conhecer as suas peculiaridades o melhor possível.
Devemos começar com projectos simples e não tentar coser vestidos ou fatos da primeira vez, porque pequenos sucessos nos dão a confiança para enfrentar projectos mais complicados. Não devemos ficar muito perturbados quando vemos algo que não funciona e devemos analisar a razão, verificando elementos da máquina como o fio.
Finalmente, os peritos aconselham ter cuidado com os dedos ao coser, pois o desejo de ter tudo sob controlo leva geralmente a acidentes quando o dedo fica debaixo da agulha e é picado.
Como funciona uma máquina de costura?
Uma máquina de costura tem uma peça chave, o seu motor. Este motor tem uma agulha integrada que se pode utilizar para coser pontos no tecido. Normalmente, o fio é colocado na parte superior da máquina e enfiado na agulha, enquanto um carretel de fio mais pequeno é também colocado debaixo da agulha.
O processo é simples: a agulha penetra no tecido e puxa o fio por baixo para cima, criando o ponto. Existem diferentes tipos de pontos, uma vez que são utilizadas diferentes estratégias, dependendo do resultado a alcançar.
Pontos rectos, que se concentram em penetrar o tecido de uma forma normal e são mais frequentemente utilizados em tecidos de algodão, e pontos em ziguezague, que têm mais resistência e elasticidade e se destinam a tecidos elásticos. Mais recentemente, foram também incluídos elementos decorativos, mas estão mais concentrados no acabamento do que em qualquer outra coisa.
Funções: tudo o que uma máquina de costura pode fazer por si
As máquinas de costura têm uma vasta gama de capacidades de trabalho, pelo que é necessário discuti-las todas para que possamos ver até que ponto podem ser úteis para nós.
Partes de uma máquina de costura
As máquinas de costura são constituídas por diferentes peças que fazem o seu trabalho de forma individual. É importante conhecer cada parte para saber qual é o seu trabalho.
Como é que a linha é enfiada na máquina de costura?
Um dos pontos mais complicados na costura é enfiar a linha com a agulha, o que temos de fazer à mão se a nossa máquina não tiver uma função automática para ela. Para o fazer de forma satisfatória, vários passos têm de ser seguidos.
Marcas de máquinas de costura recomendadas
Sendo tais produtos especializados, existe normalmente uma combinação de fabricantes dedicados exclusivamente ao negócio das máquinas de costura e outros que o mercado orientou nessa direcção, todos eles com excelentes reputações.
Cuidados e manutenção
Para que a nossa máquina dure muito tempo, devemos não só usá-la cuidadosamente, mas também cuidar dela para a manter nas melhores condições possíveis.
Dúvidas que possa ter
Como é que se calibra uma máquina de costura?
Precisamos de pegar num tecido e cosê-lo na diagonal. Quando o tivermos terminado, temos de o puxar para ver se a costura se rasga. Se o fizer em cima, significa que a tensão do fio é alta, se o fizer em baixo, significa que a tensão do fio é mais baixa. Se o fizerem ao mesmo tempo ou não quebrarem, a tensão está correcta.
Qual é a melhor máquina de costura para principiantes?
A melhor máquina de costura para principiantes é uma máquina de costura manual, uma vez que as máquinas de costura automáticas não têm normalmente modelos para principiantes e têm poucos elementos ou acessórios que nos distraem do objectivo de fazer um trabalho simples.