Máquinas de café italianas
Os melhores cafeicultores italianos
Acordar todas as manhãs com o cheiro intenso de café é algo que só se pode conseguir com uma máquina de café italiana. São aparelhos que precisam de muito pouco para nos dar um café de alta qualidade. São fáceis de utilizar e o seu tempo de vida é muito superior ao da maioria das outras máquinas de café no mercado.E mesmo que nem todos sejam originários da Itália, deve reconhecer-se que o país vizinho sabe o que está a fazer quando se trata de café. É por isso que as suas máquinas de café são as mais procuradas no mercado, porque conseguiram preservar o seu aspecto clássico e tradicional numa época em que a preparação do café parece mais uma obra de tecnologia.Se também é um amante dos métodos antigos, não deixe de ler a nossa comparação das melhores cafeteiras italianas. Não queremos que perca tempo e dinheiro na sua busca, e este artigo dar-lhe-á as ferramentas de que necessita para evitar isso.
A mostrar todos os 2 resultados
Os melhores cafeicultores italianos
Os cafeteiras de indução são uma boa ideia?
Se estiver a pensar se é uma boa ideia comprar uma cafeteira mocha, decidirá com base nestes benefícios:
O que é que considerámos nesta comparação?
Agora que decidiu comprar uma máquina de café italiana, deixe-nos falar-lhe das suas características mais importantes. Tome boa nota deles, pois irão ajudá-lo a escolher a melhor máquina de café moka do mercado:
Tipos de máquinas de café
Se tiver tido a oportunidade de consultar um catálogo, terá visto que não existem apenas máquinas de café italianas. Existem muitas opções no mercado, pelo que gostaríamos que estudasse o resto das comparações:
Como fazer café numa cafeteira italiana
Embora se possa pensar que fazer café é canja, a verdade é que é preciso saber como fazê-lo. É por isso que gostaríamos de lhe mostrar uma série de passos que o ajudarão a tirar o máximo partido da sua moca italiana:
1. escolha do café
A primeira coisa a fazer é escolher o café certo. Nada é gravado em pedra quando se trata de provar, por isso cabe-lhe a si escolher o tipo que escolher. Se nos perguntar, dir-lhe-emos que os cafés com os sabores mais intensos descem melhor em mochas.
2. água quente
Encher com água quente o tanque da cafeteira. Não tem de estar a ferver, mas quanto mais quente estiver, mais rápido é o processo de extracção.
3. café moído
Depois colocar o café moído na panela moka. É importante que a moagem seja muito fina, caso contrário será mais difícil de fabricar.
4. fechar a cafeteira
Antes de o colocar na panela, coloque a parte de cima da cafeteira juntamente com a parte de baixo. São normalmente aparafusadas, por isso tenha cuidado para não danificar a pega da cervejeira.
5. Colocá-lo na panela
Colocá-lo na panela e abrir a tampa da cafeteira. Esperar alguns minutos para que o fogo, a pressão e o café façam o seu trabalho.
Feche a tampa e retire-a do fogão.
Quando vir o café a sair do topo da panela, feche a tampa e tire a panela da panela. O calor residual é mais do que suficiente para libertar o café.
7. servir imediatamente
Quando vir que todo o café foi extraído, sirva imediatamente.
Conselhos de compra para as melhores cafeteiras italianas
Neste ponto, assumimos que se apercebe que precisa de um mocha italiano. Se estivermos certos, continue a ler este guia de compras porque temos muitas mais dicas para si sobre como comprar a melhor máquina de café do mercado.
O segredo do café intenso
Se gosta do seu café intenso, deve saber que a melhor maneira de o apreciar é com uma cafeteira italiana. Os três factores mais importantes para um bom café são a extracção, a temperatura e a pressão, e a moca italiana satisfaz todos estes requisitos.
Quando a água do tanque aquece, a pressão aumenta e o café sai da parte superior da máquina. Desta forma, o vapor assegura que a temperatura do café sobe, de modo que temos sempre um café com um aroma intenso sem o risco de queimar.
As máquinas de café mocha também fazem café expresso?
A resposta é claramente: Não. Um mocha italiano nunca pode fazer Nespresso. Na verdade, porém, trata-se de um equívoco comum, porque durante muito tempo estas máquinas de café foram chamadas máquinas de café expresso no fogão, porque são muito semelhantes a estas máquinas quando se trata de fazer café.
Mas não se enganem: uma máquina de café expresso precisa de uma pressão de cerca de 9 bar para extrair o café, enquanto que as máquinas de café expresso italianas raramente precisam de mais de 1,5 bar.
Aço inoxidável vs. alumínio: Que material é melhor?
Se não tiver a certeza se deve escolher uma cafeteira de aço inoxidável ou de alumínio, recomendamos claramente a primeira opção. Pode ser mais caro, mas também dura mais tempo, é mais fácil de limpar e é compatível com fogões de indução para arranque.
Todas estas características elevam o aço inoxidável muito acima do alumínio. No entanto, se o seu orçamento for limitado, uma cafeteira italiana de alumínio dar-lhe-á um óptimo desempenho a um óptimo preço. Deve notar-se, contudo, que não pode ser limpa na máquina de lavar louça ou com sabão ou detergente.
Para que tipo de fogão são adequados? Gás vs. indução
A capacidade de uma cafeteira italiana de trabalhar num ou noutro fogão depende do material de que é feita. Geralmente, tanto as panelas de alumínio como as de aço são adequadas para fogões a gás ou vitrocerâmica, mas nem todas são adequadas para indução.
É necessário observar atentamente as especificações do fabricante, mas o material mais comum para fogões de indução é o aço inoxidável. Por conseguinte, são consideradas cafeteiras mais versáteis do que as feitas de alumínio ou outros metais.
Quantas chávenas quer preparar?
Como dissemos, as medidas de uma cafeteira mocha podem ser enganadoras. As chávenas de café que eles preparam são um pouco mais pequenas do que alguns de nós estão habituados. Assim, se houver vários de vós em casa e precisarem de fazer café para quatro pessoas todas as manhãs, devem optar por um mocha com capacidade para 8 copos.
Outra coisa é se normalmente bebe taças de 50 ml como as taças mocha italianas. Neste caso, deve cingir-se às medidas dadas pelo fabricante. Em qualquer caso, aqui está uma referência que lhe poderá ser útil:
Dúvidas que possa ter
Qual é o melhor café para uma cafeteira italiana?
Se há uma coisa que distingue as cafeteiras italianas é o intenso aroma de café que elas emitem todas as manhãs. Por este motivo, deve escolher este tipo de café com uma mistura intensa. No entanto, recomendamos que se evite os cafés torrados ou com demasiado açúcar.
Como se faz um latte com uma cafeteira de indução?
Para fazer um bom latte com mocha italiano, tudo o que precisa de fazer é preparar o leite separadamente. Aquecer no fogão a uma temperatura inferior a 65 °C, se possível. Quando estiver pronto, pode tentar espumá-lo com uma prensa francesa para que o café tenha o sabor de uma máquina de café.
Como se limpa uma cafeteira italiana?
A limpeza da sua cafeteira italiana depende do material de que é feita. Se for feito de aço inoxidável, pode limpá-lo com sabão ou mesmo na máquina de lavar louça, mas isto não é possível se a sua cafeteira for feita de alumínio.
Em qualquer caso, recomenda-se ferver estas cafeteiras com uma mistura de água e vinagre. Quando a mistura tiver evaporado, limpar o interior com um pouco de água e sabão.