Guitarras eletroacústicas
As melhores guitarras electroacústicas
Sempre gostou de música e gostaria de aprender um instrumento? Tem uma guitarra acústica mas quer algo que possa tocar ao vivo?Temos uma solução para o seu problema: guitarras electro-acústicas, e você pode estar a perguntar-se: o que é isso? Bem, é uma guitarra que se assemelha a uma guitarra acústica mas é amplificada e pode ser adaptada a muitos estilos.É ideal se quiser começar a tocar guitarra acústica mas quiser a opção de usar um amplificador, ou se for um profissional e as actuações ao vivo são o seu forte.Existem muitas marcas e modelos de guitarras electro-acústicas bem conhecidas no mercado que se podem adequar à sua fantasia.É por isso que reunimos este guia das melhores guitarras electro-acústicas do mercado, para que, quer seja profissional ou amador, possa encontrar o instrumento perfeito para desencadear a sua paixão pela música.
A mostrar todos os 3 resultados
As melhores guitarras electroacústicas para aprender a tocar música
O que é que considerámos nesta comparação?
Uma guitarra pode durar muito tempo se tomarmos bem conta dela. É por isso que é importante escolher a melhor opção. Fizemos uma comparação das melhores guitarras electro-acústicas com base nas características mais importantes que uma boa guitarra deve ter.
Conselhos de compra para guitarras electro-acústicas
Queremos ajudá-lo a soltar a sua criatividade através da música. É por isso que reunimos um guia de compras com todos os detalhes que precisa de conhecer e considerar ao comprar a sua nova guitarra electro-acústica.
Como surgiu a guitarra electro-acústica?
A primeira vez que alguém tocou uma guitarra electro-acústica foi em 1966, pelo engenheiro aeroespacial Charls. H. Kaman, que foi também o seu inventor. Kaman decidiu melhorar uma guitarra acústica concebendo uma guitarra que pudesse amplificar o som. Fundou então uma empresa com o seu apelido e trouxe esta ideia inovadora para o mercado.
A guitarra electro-acústica deu novas possibilidades ao conceito de guitarra acústica e evoluiu ao longo do tempo para a sua forma actual. As guitarras electro-acústicas assemelham-se às guitarras convencionais, mas estão equipadas com captadores integrados, microfones e equalizadores de 3 bandas, tornando-as um instrumento ideal para actuações ao vivo que podem ser adaptadas a muitos estilos.
Tipos de guitarras electro-acústicas
O peso e o tamanho de uma guitarra não são apenas uma função de conforto pessoal, mas também afectam o som da guitarra. Por conseguinte, é importante saber quais os estilos mais adequados aos diferentes tipos de guitarras.
1. guitarras Dreadnought
O seu curioso nome refere-se aos navios ingleses da Primeira Guerra Mundial por serem tão grandes, o que é algo que a guitarra tem em comum com os seus parentes musicais daquela época. Por ser tão grande e pesado, é ideal para sons profundos e graves.
2. guitarras Jumbo
O nome diz tudo, eles são muito grandes. Isto pode ser problemático se for uma pessoa pequena porque não se sente à vontade para tocar uma guitarra tão grande, mas tem um som com muita projecção, muito volume e uma profundidade que dá muita personalidade às melodias que dela saem.
3. as guitarras Dobro
Este é um tipo de guitarra com um ressonador de metal que dá à música um som muito característico e especial. É feito de metal para amplificar o som e soa como uma cruz entre uma guitarra acústica e um banyo. É um som muito típico do folclore americano.
4 Guitarras de auditório
Este tipo de guitarra é de tamanho médio e é ideal para tons equilibrados e quentes e para cordas. É uma guitarra concebida, como o seu nome sugere, para concertos e grandes salas, mas com sons muito precisos e claros.
5. guitarras de concerto
O seu tamanho é médio, mas são mais pequenos do que as guitarras de concerto, por isso são mais confortáveis para músicos mais pequenos. O som é de novo equilibrado e também permite depenar e dedilhar, mas a última nuance é mais brilhante.
Partes da guitarra electro-acústica
Saber que partes compõem a sua guitarra é o primeiro passo para a conhecer a fundo. Explicaremos as diferentes partes de uma guitarra electro-acústica para que saiba como distingui-las quando comprar a sua guitarra.
A importância da madeira da sua guitarra
Os sons obtidos com uma guitarra são uma combinação de vários factores que temos de considerar quando compramos uma guitarra, e um dos mais importantes é a madeira. Nem todas as partes de uma guitarra podem ser feitas com os mesmos materiais.
A parte de cima da guitarra pode ser feita de cedro ou abeto falso, enquanto o dorso e os lados podem ser feitos de pau-rosa, bordo ou mogno. Estes tipos de construção também proporcionam um controlo tonal diferente, porque enquanto o mogno e o pau-rosa são utilizados em géneros que requerem tons altos, o bordo é utilizado para amplificar os baixos.
Cordas para guitarras electro-acústicas
As cordas de uma guitarra são feitas de metal e o seu tamanho depende do tamanho da guitarra. As cordas mais grossas são para guitarras electro-acústicas maiores e as cordas mais finas são para guitarras mais pequenas para conseguir o som mais limpo possível.
A qualidade das cordas pode afectar grandemente o som de uma guitarra, pelo que vale a pena investir em cordas de qualidade e substituí-las de vez em quando ou ter cordas de reserva. À medida que avança com a sua guitarra, as cordas também devem ser actualizadas consigo.
Que guitarra devo escolher?
Existem diferentes tipos de guitarras para se adequarem aos gostos e necessidades particulares de cada músico. Estes diferentes modelos de guitarra incluem o seguinte.