Facas para cortar queijo
As melhores facas de corte de queijo
Se é amante de queijo e gosta de o utilizar em todas as suas receitas culinárias, então está certamente familiarizado com um utensílio de cozinha como a faca para cortar queijo.Existem muitos tipos de queijo, cada um com uma firmeza e tamanho diferentes. Por conseguinte, nem todas as facas de queijo são adequadas, mas é necessário utilizar uma diferente para cada tipo. Desta forma, podemos servi-los na sua forma particular de consumo.Por exemplo, a faca do talhante é utilizada para queijos mais duros porque pode cortar pedaços grandes em pedaços pequenos. Para queijos mais macios, é melhor usar um dispositivo com uma lâmina especial para que não fiquem colados.Existem inúmeros modelos e marcas de facas de queijo no mercado, tantos que pode ser difícil tomar uma decisão final. Por esta razão, criámos a seguinte comparação dos melhores cortadores de queijo para facilitar a sua compra.
A mostrar todos os 3 resultados
As melhores facas de corte de queijo
O que é que considerámos nesta comparação?
Ao comprar um cortador de queijo, não devemos esquecer que não podemos usar o mesmo para cada modelo e certamente não para todos os tipos de queijo que existem. Para além destes aspectos, deve também considerar os seguintes pontos, que podem servir como ponto de partida:
Como utilizar correctamente uma faca de queijo
Cortar queijo é uma arte. Um bom corte e uma boa apresentação são responsáveis por tornar o prato mais apetitoso à vista. Aqui estão os passos a seguir para se tornar um cortador de queijo especializado e deixar todos os seus convidados cheios e famintos:
1. temperar o queijo
Para apreciar todas as suas nuances tais como sabor, aroma e textura no palato, é aconselhável servi-lo temperado, o que significa que deve ser retirado do frigorífico durante algum tempo antes de o cortar e comê-lo. Quanto mais maduro for o queijo, mais tempo precisa para ficar de fora.
2. escolher a faca de acordo com o queijo
Como sabe, cada queijo tem a sua própria ferramenta de corte para conseguir um corte único e distinto. Escolha o que mais lhe convém para o tipo de produto que deseja comer, e se houver um que possa ser utilizado para dois tipos diferentes, lembre-se de o lavar entre utilizações para que os sabores não se misturem.
3. cortado de acordo com a forma do queijo.
É aqui que deve destacar-se na sua delicadeza ao cortar o queijo. Isto depende da forma, textura e maturação do queijo. Se o queijo for redondo, deve cortá-lo em pedaços, como se fosse um bolo. Para queijo de bola, cortado em quartos. Para queijos alongados, cortados em fatias. Os queijos mais macios em pedaços pequenos e grossos e os queijos mais maduros em triângulos de cerca de 5 milímetros de espessura.
4. preparar a degustação
Para a degustação, seria ideal utilizar uma tábua na qual são apresentados diferentes tipos de queijo. Como guarnição, pode optar por uma garrafa de azeite, picos, regañás, pão ou azeitonas. A fruta seca é também uma boa combinação, e frutas como uvas, mirtilos e frutas vermelhas proporcionam uma verdadeira explosão gustativa no paladar.
Guia de compras do cortador de queijo
Para que não tenha de pensar duas vezes e possa fazer a escolha certa da primeira vez, reunimos este guia de compras com tudo o que precisa de saber antes de comprar a sua faca de queijo:
Tipos de facas de queijo
Cada faca não deve ser utilizada para mais do que um tipo de queijo, porque cada faca tem um fim específico e foi concebida para esse fim. Para o ajudar a aprender a distinguir entre elas, aqui está uma lista das facas de queijo mais populares no mercado:
Qual é a diferença entre facas de queijo e facas de queijo tradicionais?
É muito importante distinguir entre estes dois tipos de facas porque, como já mencionámos várias vezes, não é aconselhável utilizar uma faca tradicional para cortar queijo, uma vez que o corte não será apropriado e, portanto, a apresentação no prato também não, uma vez que cortará pedaços muito desproporcionados e esfarelados.
O cortador de queijo é mais pequeno do que um cortador de queijo tradicional, tem uma lâmina mais estilizada e um desenho específico dependendo do queijo para o qual vai ser utilizado. A faca tradicional, por outro lado, como a marca Arcos, tem uma lâmina maior e mais larga, cerca de 20 . 30 cm, e é principalmente utilizada para carne, vegetais e peixe, tornando-a mais versátil.
Acessórios sem os quais não deve passar
Para ser um verdadeiro especialista na matéria e proporcionar um alto nível de degustação, não basta ter as melhores facas de queijo em casa. Existem outros acessórios para cortar e servir queijo que também deve adquirir se tiver dinheiro para tal:
Dúvidas que possa ter
Quão afiadas são as facas de queijo?
As facas serrilhadas e as facas de lâmina dupla são normalmente muito afiadas, uma vez que são usadas para queijos mais duros. As lâminas finas são utilizadas para queijo fresco, que também precisa de ser afiado. As espátulas para queijos cremosos, por outro lado, dificilmente são afiadas, uma vez que são usadas apenas para espalhar. No entanto, tenha muito cuidado ao utilizar qualquer um deles.
As facas de queijo precisam de ser afiadas?
Não há tempo definido para afiar facas de queijo. Depende geralmente da frequência com que se utilizam as facas e da qualidade do material. A maioria dos peritos concorda que devem ser afiados a cada um ou dois anos.
Como são limpos e tratados os cortadores de queijo?
Embora a maioria destes instrumentos sejam laváveis na máquina de lavar louça, a maioria dos fabricantes recomenda que sejam melhor lavados e secos à mão para manter a integridade do produto durante mais tempo. Se o fizer manualmente, por favor tenha muito cuidado ao manusear as lâminas afiadas.
Tipos de facas
Existem muitos modelos de facas no mercado, cada um com uma funcionalidade diferente. Se gosta de cozinhar e quer que a sua comida fique bonita no seu prato, bem como deliciosa, é uma boa ideia ter mais do que um tipo de faca na sua casa: