Emissores Térmicos
Os melhores emissores térmicos
Há muitas formas diferentes de aquecer a nossa casa, mas queremos pagar o mínimo possível nas nossas contas de electricidade. Especialmente quando se trata de aquecer uma área específica da casa.Nestes casos, a melhor solução é sem dúvida a compra de um aquecedor radiante de baixo consumo. Estes ajudam a distribuir o calor mais rapidamente, uma vez que aquecem apenas uma sala.Isto ajudar-nos-á a poupar dinheiro porque não é necessário aquecer a casa inteira, e sentimo-nos muito mais confortáveis no Inverno porque o calor é melhor retido.No entanto, o mais difícil é escolher o modelo certo entre todos os modelos. Cada um tem as suas vantagens e desvantagens, mas nós ajudá-lo-emos a escolher o que melhor lhe convier, para que possa ter um Inverno realmente agradável em casa.
A mostrar todos os 5 resultados
Melhores emissores de aquecimento doméstico para aquecer a casa
5 dicas para comprar um aquecedor radiante de topo
Após testarmos os principais modelos disponíveis no mercado, chegámos à conclusão de que os pontos mais importantes a considerar na compra são os seguintes.
Guia para a compra de um radiador
Não é fácil saber como investir no melhor aquecedor para a sua casa, e é normal que tenha muitas dúvidas. Por conseguinte, neste guia tentaremos responder a todas as questões que possam ser fundamentais na escolha da melhor opção.
O que é um emissor térmico?
São dispositivos que emitem calor através do aquecimento de um dos materiais internos com electricidade. Quando consegue aumentar a temperatura, espalha-se através do ar e aquece a sala. A forma como funciona é muito semelhante à dos radiadores a gás, excepto que neste caso o calor é gerado pela acção da luz. Além disso, não tem de ser instalado permanentemente se não quiser que seja, porque pode ser ligado a qualquer tomada na sua casa. São também normalmente mais económicos porque utilizam menos electricidade do que outros aquecedores eléctricos.
Tipos de aquecedores radiantes
Existem muitos modelos diferentes de aquecedores eléctricos e um dos melhores são os aquecedores radiantes, mas dentro destes dispositivos existem outros tipos que são adequados, dependendo das nossas necessidades:
Também os pode encontrar em diferentes formatos:
A importância da forma como o utiliza
Claro que há muitas opções, mas a melhor opção para si dependerá das horas que a utilizar. Veremos quais são as melhores para cada pessoa:
Porque é que o poder é tão importante?
Isto é importante por duas razões. Em primeiro lugar, é capaz de aquecer adequadamente toda a sala. Se comprar um radiador de baixa potência para uma sala muito grande, este nunca aquecerá a sala inteira. Portanto, a potência depende do metro quadrado que queremos cobrir. Para cada metro quadrado, a produção é de cerca de 90 W. Se fizermos o cálculo multiplicando-o pelas nossas medidas, obtemos a potência certa que devemos comprar.
A segunda razão é a eficiência energética. Se comprarmos um aquecedor radiante com uma potência muito superior à necessária, utilizaremos mais energia desnecessariamente. Vale a pena lembrar que é a potência que nos diz quanta energia vamos utilizar. Se multiplicarmos 5 a 10 cêntimos por watt pelo número de horas de utilização por mês, sabemos quanto vamos pagar.
Aquecedor radiante vs. radiador vs. convector, o que é melhor?
Estes são os três tipos de aquecedores que podemos encontrar, e temos a certeza de que já os ouviu muitas vezes antes. No entanto, pode ainda não conhecer as diferenças e qual é a melhor para si. A principal diferença entre radiadores, aquecedores radiantes e convectores é que estes últimos aquecem o ar que passa através da unidade. Nos outros casos, o calor é gerado do interior para o exterior. Para melhor analisar as diferenças, vejamos alguns pontos específicos:
Consumo
Os tampões são os de maior consumo porque não armazenam calor tão bem como os outros, e quando os desligamos, já não aquecem. Este caso é ideal para quartos pequenos, tais como uma casa de banho, porque aquece muito rapidamente. Por outro lado, os radiadores retêm o calor durante mais tempo, o que resulta num menor consumo de electricidade. Não são eficientes quando se trata de aquecer apenas uma área da casa, mas melhores quando se trata de aquecer a casa inteira.
Finalmente, os radiadores utilizam um pouco mais de energia do que os radiadores, mas menos do que as tomadas, e retêm o calor durante algum tempo após serem desligados. São altamente recomendados para o aquecimento de uma única divisão porque armazenam muito bem o calor e, ao contrário dos radiadores, podem transportá-lo para outras divisões da casa.
Tempo para gerar calor
Os aquecedores de encaixe levam o menor tempo para fornecer calor à medida que convertem o ar em calor instantaneamente. Isto faz deles os melhores dispositivos a utilizar quando precisamos de gerar calor rapidamente. Para radiadores e holofotes, isto depende do tipo de radiador e holofotes. Os radiadores, por outro lado, demoram geralmente mais tempo a distribuir o calor e são, portanto, frequentemente utilizados ao longo do dia.
Os radiadores, contudo, podem demorar mais ou menos tempo, dependendo do modelo e são normalmente utilizados durante várias horas. Especialmente se ficarmos mais tempo num quarto durante o dia ou se houver menos pessoas em casa. Pode ser ligado durante algumas horas e depois desligado novamente, de modo a que o resto do tempo aqueça a sala com o calor residual que gera.
Sistema de aquecimento da sala
No caso de convectores, isto é bastante simples, pois tudo o que precisam é de uma tomada para aquecer a resistência responsável pelo aquecimento do ar, que é depois expulsa de volta para a sala. Também é simples com aquecedores radiantes: só precisam de ser ligados a uma tomada para que a electricidade aqueça o material interno que gera o calor na sala.
Os radiadores são um sistema mais complexo, pois precisam de ser ligados à água quente que fornece o calor para o aparelho que mantém a sala quente. Esta pode ser uma caldeira a gás, butano ou gás natural, mas também uma caldeira eléctrica. No entanto, deve ser instalado previamente e chegar aos radiadores em toda a casa.
Como são fáceis de instalar
Nos três casos, a instalação não é complicada, sendo o menor esforço colocado nos convectores, que estão ligados à rede, a menos que se pretenda fixá-los num local específico. Os radiadores serão também uma ligação simples se forem portáteis; se quisermos instalá-los permanentemente, eles terão de ser ancorados à parede. No entanto, é uma instalação mínima em ambos os casos.
A instalação de radiadores, por outro lado, pode ser mais complicada, uma vez que devem ser ligados ao sistema de água quente. Isto deve ser canalizado para os radiadores em toda a casa e deve, portanto, ser feito por um profissional, o que é mais caro. Contudo, existem alguns tipos de radiadores eléctricos que são igualmente fáceis de instalar.
Quanto custa cada um deles
Se começarmos com os radiadores, o preço é bastante baixo, mas é claro que o custo real vem da sua instalação. Assim, quando se soma o custo total, é bastante mais caro do que os outros aquecedores. Os convectores e aquecedores radiantes dependem sempre do modelo escolhido, pois podemos encontrar preços semelhantes. No entanto, se compararmos as melhores características de ambos os produtos, o convector é mais barato, embora gastemos mais dinheiro em luz do que no aquecedor radiante.
Se comprarmos o aquecedor radiante como aparelho em si, descobrimos que tem o preço mais elevado dos três, mas se o compararmos com o custo de instalação do aquecedor radiante e o custo da electricidade para o ligarmos, é muito mais rentável. O preço mais elevado vale a pena, se pouparmos mais a longo prazo. Além disso, não há nenhum custo adicional para a colocação em serviço, uma vez que não precisamos de um profissional para a instalar para nós.
Como limpar um aquecedor radiante?
Provavelmente está a perguntar-se como manter o seu aquecedor radiante em boas condições para que não perca a sua eficiência e produza sempre calor de forma adequada. Bem, um dos pontos mais importantes e menos discutidos é a limpeza. Por esta razão, oferecemos-lhe alguns passos simples que lhe podem ser úteis.
1. limpar o chão
Uma das coisas mais importantes para manter a sua casa quente é manter sempre o chão limpo. Pode parecer uma tolice, mas precisamos dele para reflectir adequadamente o calor na sala. Recomenda-se, portanto, varrer e esfregar a superfície e evitar vestuário, tapetes ou tapetes debaixo da unidade ou nas proximidades.
2. remover o pó
Assim que tivermos melhorado a área exterior, precisamos de começar a limpeza profunda, mantendo sempre a unidade desligada. É aconselhável fazer isto pelo menos uma vez no Verão e de dois em dois meses no Inverno. Para remover o pó, podemos primeiro utilizar ar, seja com um compressor ou um secador a frio, para que nas fendas onde não conseguimos chegar, ou com um aspirador se tivermos uma cabeça pequena. O resto da superfície pode ser polvilhado com um trapo.
3. utilizar produtos adequados
Evitar usar demasiada água, especialmente se estiver ancorada à parede, para que não seja danificada. Não utilizar produtos agressivos para proteger o radiador da ferrugem ou para danificar o seu brilho. Contudo, há produtos que contêm lixívia para que esta não escureça tanto com o tempo e o calor que é gerado. No Verão secará rapidamente e não haverá problemas, no Inverno e quando quisermos voltar a utilizá-lo, certificamo-nos de que não há resíduos do produto.
Dúvidas que possa ter
Os aquecedores radiantes consomem muita energia?
Isso depende de quanta energia se compra e de quanto tempo se usa. Geralmente, se escolher um bom produto, este não utilizará necessariamente demasiada electricidade. Pode calcular isto multiplicando 5 a 10 cêntimos por watt pelo número de horas que utiliza durante o mês.
A que temperatura é aconselhável utilizar os aquecedores radiantes?
O termóstato pode ser programado para uma temperatura ideal de 20 ou um máximo de 21 graus durante o dia. À noite, é aconselhável baixar um pouco a temperatura ou mesmo desligá-la se o calor durar muito tempo, uma vez que é recomendado 15 a 17 graus para dormir.
Os aquecedores radiantes são perigosos?
Não criam resíduos ou poluição como os combustíveis fósseis e não representam um risco de explosão como os gases. A única coisa que deve ser evitada a todo o custo, como com qualquer aparelho eléctrico, é que a ficha não entre em contacto com a água.
Outros produtos para o aquecimento da casa
Se está a pensar em outras formas de aquecer a sua casa antes de comprar um determinado produto, ou gostaria de as complementar para aumentar o conforto na sua casa, aqui estão alguns outros dispositivos que o podem ajudar no Inverno.