Detectores de fumaça
Os melhores detectores de fumo
Um incêndio pode ser devastador, não só materialmente, mas também pessoalmente, porque você e os seus entes queridos podem ser prejudicados.Para evitar esta possibilidade e dar-lhe tempo suficiente para reagir a este acontecimento inesperado, pode instalar um detector de fumo em sua casa.Com um alarme de fumo, assegura-se de que pode salvar os seus entes queridos, bem como a sua casa. É muito fácil de instalar e operar, pelo que não tem desculpa.Não perca mais tempo e equipe a sua casa com um sistema de alarme inteligente para garantir a segurança da sua família e bens.Há muitas opções quando se trata de escolher um alarme de fumo. É por isso que tentamos ajudá-lo com este guia para os melhores alarmes de fumo, para lhe dar toda a informação necessária para tornar a sua casa o mais segura possível.
A mostrar todos os 2 resultados
Melhores Detectores de Fumo para Prevenir Incêndios
Porque é que todas as famílias devem ter um alarme de fumo
Hoje em dia, temos muitos aparelhos eléctricos nas nossas casas que podem ter uma falha e causar um curto-circuito que transforma a nossa casa num incêndio. Muitos incêndios ocorrem quando estamos a dormir ou nem sequer em casa, por isso um alarme de fumo oferece uma série de benefícios.
4 dicas para comprar um sensor de fumo de topo
Assim como instalamos um alarme anti-roubo em casa, também precisamos de estar preparados para incêndios em casa. Um alarme de incêndio pode ser a chave para não perder tudo. Portanto, antes de comprar um, deve saber o que procurar.
Qual o alarme de fumo a escolher?
Escolher um elemento tão importante para a nossa segurança não é fácil, e há muitos alarmes de fumo no mercado, mas devemos estar conscientes de que temos de escolher o melhor e mais seguro, mesmo que isso signifique um preço mais elevado.
Como instalar um alarme de fumo
É muito importante instalar correctamente o seu sistema de alarme de incêndio, mas também é necessário efectuar uma manutenção regular para verificar se tudo continua a funcionar correctamente. Vamos ajudá-lo a preparar o seu detector com estes simples passos.
1. onde é instalado?
O local onde instalamos o alarme é importante, e também temos de ter em mente que pode ser aconselhável instalar mais do que um alarme se vivermos numa casa muito grande ou apartamento. Deve ser instalado no local onde há maior risco de incêndio, ou mais ou menos no meio da casa, se for para protegê-la completamente.
A cozinha é normalmente o local onde existe o maior risco de incêndio e de equipamento electrónico, por isso é uma boa ideia instalar um. Lembre-se que deve ser instalado no tecto e que as correntes de ar devem ser evitadas para que tudo funcione como deve ser.
2. instalar o alarme
Uma vez decidido onde deve ser instalado na casa, deve fixar o detector ao tecto com um berbequim e parafusos. Alguns alarmes podem ser ligados ao tecto com fita adesiva de dupla face, mas esta pode descolar-se com o tempo. Não se esqueça de ligar as baterias ou o adaptador de rede.
Uma vez instalado o alarme, se for inteligente, pode ligá-lo ao seu telemóvel ou outro dispositivo à sua escolha para que saiba sempre o que se passa na sua casa. Alguns destes alarmes podem ligar-se a números de emergência e enviar alertas.
3. verificar se funciona
Alguns alarmes de incêndio têm um botão de teste que se pode utilizar para verificar se o alarme está a funcionar. Se o fizer, pode utilizá-lo após a instalação para verificar se as baterias estão inseridas correctamente e se não há problemas.
Este tipo de botão é também útil para testes de funcionamento regulares, para que saiba se a bateria do seu alarme de fumo está descarregada ou se o alarme já não está a receber energia ou está avariado.
4. manutenção
Deve saber que é muito importante que preste atenção à manutenção do seu detector para evitar que ele pare de funcionar e que não repare até que seja necessário. Recomenda-se, portanto, que o limpe mensalmente como faria com qualquer outro artigo electrónico, por exemplo, limpando-o de pó.
Se o seu detector estiver equipado com pilhas, deve verificar se estão a funcionar correctamente e substituí-las pelo menos uma vez por ano para garantir que a unidade funcionará correctamente quando necessário.
Guia do Comprador do Alarme de Incêndio
O nosso objectivo é a vossa segurança e a dos vossos entes queridos. É por isso que queremos que este guia de compras lhe dê a informação mais importante sobre o produto que está a considerar comprar.
Tipos de alarmes de fumo
Existem três tipos de alarmes de fumo, que são semelhantes e fáceis de instalar, mas que não têm os mesmos benefícios. Dir-lhe-emos para que serve cada um deles.
1. detector fotoeléctrico.
Como o nome sugere, este dispositivo utiliza a luz para detectar fumo e possíveis incêndios. É muito útil para detectar fogos de queima lenta com chamas pouco visíveis.
2. detector de iões
Este tipo de alarme utiliza tecnologia de radiação ionizante em combinação com uma câmara de iões para detectar partículas de fumo no ar, que interrompem o fluxo de radiação para desencadear o alarme de que um incêndio está presente. São mais adequados para fogos rápidos e grandes fogueiras.
3. detector duplo
Estes sensores combinam tecnologia iónica e fotoeléctrica para detectar tanto chamas mais lentas como mais rápidas ou menos visíveis, tornando-os no tipo de detector mais seguro. São ideais para uso doméstico, uma vez que estão preparados para todos os tipos de incêndios, uma vez que combinam as duas tecnologias mais avançadas num único dispositivo.
Detectores de fumo inteligentes – o que são eles?
Os sensores inteligentes estão cada vez mais na moda, pois combinam todas as funções de um detector de fumo tradicional com a tecnologia mais conveniente que, ao ligar-se ao seu dispositivo móvel, lhe diz se precisa de limpar o detector ou se há um problema com o seu funcionamento.
Claro que, se houver um incêndio em sua casa, o seu telemóvel irá alertá-lo quando não estiver em casa e dizer-lhe exactamente onde começou o incêndio. Também pode instalar alguns dispositivos para enviar sinais aos serviços de emergência.
O que é monóxido de carbono e o que pode causar fugas?
O monóxido de carbono é um gás que é produzido durante a combustão. É invisível, mas devido à sua toxicidade é frequentemente a causa de muitas mortes em incêndios. Alguns produtos que temos em casa podem causar fugas de monóxido, que podem ser muito prejudiciais sem ventilação e em altas concentrações.
Quanta manutenção é necessária para um detector de fumo?
Manter um sensor de fumo é muito simples, deve limpá-lo regularmente, por exemplo uma vez por mês, para remover sujidade e pó para evitar o entupimento. Isto pode ser feito com um aspirador de pó para facilitar. É também aconselhável verificar de vez em quando se está a funcionar correctamente.
As pilhas devem ser trocadas uma vez por ano, mesmo que ainda tenham alguma carga. Deve saber que um detector de fumo tem uma vida útil de cerca de 10 anos. Após este tempo, deverá substituir o seu antigo detector por um novo se quiser que ele deixe de funcionar de um dia para o outro.
Regulamentos espanhóis para detectores de fumo: existem?
Em Espanha, a utilização de detectores de fumo em casas não é exigida por lei, mas existe uma norma chamada NTP 215 para detectores de fumo em locais de trabalho, que podemos utilizar como guia, pois contém informação sobre as especificações que o produto deve ter e a sua localização.
Existem normas internacionais?
As normas espanholas estão em conformidade com as normas da União Europeia UNE, que regulamentam as normas de fabrico destes produtos e a sua utilização. Tal como em Espanha, não há nenhuma lei na Europa que exija a utilização de detectores em casa, mas podemos ler as recomendações para espaços públicos ou locais de trabalho.
Em alguns países, como a França, a instalação de detectores de incêndio em casas particulares é exigida por lei, uma vez que são um meio muito bom de prevenção de incêndios.
Como é que se sabe se um detector é bom? Certificado de terceiros ou certificado de laboratório
Um certificado de terceiros é um certificado que os detectores de fumo recebem após terem passado uma série de testes realizados por um laboratório que não o fabricante do detector, confirmando que o detector está a funcionar correctamente e não tem problemas.
Os detectores foram previamente submetidos a vários testes, mas estes são geralmente realizados internamente, como parte do controlo de qualidade, pela empresa fabricante. A fim de dar maior segurança ao consumidor, empresas externas autorizadas são utilizadas para uma segunda ou terceira revisão para um dispositivo tão importante como um detector.
Dúvidas que possa ter
Com que frequência devo testar o detector de fumo?
É aconselhável fazer isto uma vez por mês, bem como limpar o detector, pois esta é a única forma de garantir que não há problemas. Com detectores inteligentes, será alertado pelo seu dispositivo móvel se houver algum problema.
Quantos detectores devo ter?
Isto depende do tamanho da sua casa. Embora os fabricantes recomendem que haja uma por quarto, numa casa pequena pode haver uma mais ou menos centralizada, que pode não proporcionar a máxima segurança mas que ainda assim pode ser útil.
Se a sua casa for muito grande, precisará de vários destes dispositivos. É necessário considerar que lugares são particularmente perigosos ou em risco de incêndio, tais como cozinhas ou salas com muitos aparelhos electrónicos ou alimentados a gás. Uma casa de banho, por exemplo, é um lugar invulgar para um dispositivo de incêndio.
Os detectores de fumo inteligentes são os melhores?
São muito mais convenientes e abrangentes do que os detectores convencionais, porque não só soam um alarme através do seu telemóvel quando um incêndio deflagra, mas também quando o detector está sujo ou a bateria está descarregada, pelo que são mais seguros do que os detectores convencionais.
Como posso impedir o meu detector de apitar?
Os detectores de incêndio têm um botão que pode ser utilizado para desactivar os alarmes audíveis. Se estiver a testar o dispositivo e não souber como desactivá-lo, basta premir o botão indicado como botão de desactivação no manual do utilizador e já está.
Outros produtos electrónicos que lhe possam interessar
Não só a segurança da sua casa é importante, como também o facto de se adaptar aos novos tempos nos dá um conforto extra, por isso aqui temos alguns produtos electrónicos para melhorar a sua casa que poderão ser do seu interesse.