Cordas da guitarra
Melhor Cordas de Guitarra
Se tiver experiência a tocar guitarra ou se for um principiante, deve saber que as cordas deste instrumento são um dos seus elementos mais importantes e complexos.A mudança das cordas da guitarra com a frequência certa ajudará a produzir um som excelente e a mantê-la em bom estado. O som de uma guitarra depende em grande parte das cordas utilizadas.Para o ajudar a explorar este elemento em profundidade e aprender tudo o que precisa de saber sobre a escolha das cordas certas, criámos este guia de compras no qual analisámos as melhores cordas de guitarra do mercado.
A mostrar todos os 5 resultados
As melhores cordas de guitarra para tocar o seu instrumento
4 dicas para a compra de cordas de guitarra de qualidade
Após testar os modelos mais bem classificados no mercado e analisar todas as suas características, acreditamos que os aspectos mais importantes a considerar ao escolher cordas de guitarra de alta qualidade são os mencionados abaixo.
Troca de cordas de guitarra
Se já não conseguir fazer soar as cordas da sua guitarra, talvez seja altura de as mudar. Muitos proprietários de guitarras evitam mudar de cordas por medo de danificar os nós na ponte. Mas isto não deve preocupá-lo, porque com um pouco de esforço pode fazer com que a sua guitarra volte a soar como nova.
1. remover as cordas antigas
Solte cada uma das cordas da sua guitarra. Pode usar um enrolador para o fazer ou enrolar o cordel à mão. Comece pelo pescoço e trabalhe até à ponte para os remover. Se estiver com pressa, pode usar tesouras para cortar as seis cordas. No entanto, é melhor desenrolar as cordas para que nenhum pedaço de cordel voe por aí.
2. começar a fixar as novas cordas à ponte.
Começando pela sexta corda, empurrá-la através do buraco de modo a que 10 a 12 cm da corda fiquem para fora em direcção ao fundo da guitarra. Em seguida, deslize esta parte sob a outra metade do cordel para a atar num laço. Ao fazer isto, segure a corda na direcção do buraco do som para que não se solte e não se solte. 3.
Prender o nó e repetir o processo.
Prender o nó puxando o cordel de ambos os lados para o tornar o mais apertado possível. Verificar se o nó está bem colocado antes de colocar a corda no mastro. Repetir este processo com a quarta e quinta cordas, uma vez que estas três cordas estão ligadas da mesma forma.
4. continuar a atar as três cordas restantes.
Coloque a terceira corda da mesma forma que as anteriores, excepto que desta vez amarra três vezes sob o laço em vez de apenas uma vez. Proceder da mesma forma com a primeira e segunda cordas. A razão para isto é que a terceira, segunda e primeira cordas são normalmente finas e podem soltar-se facilmente.
5. Colocar as cordas no pescoço.
Comece por rodar o pino na sexta corda até o buraco estar virado para cima para passar a corda na vertical. Colocar alguns centímetros de fio através do buraco para facilitar a sua aderência. Em seguida, alimentar a corda de volta através do espaço sob o guincho e puxar a corda até ficar pelo menos 10 cm frouxa no meio do poste. Isto irá guiar a corda de volta através do laço sobre o guincho.
6. aperto de acabamento
Pode amarrar a corda uma ou duas vezes, como desejar, para a manter segura à medida que a enrola. Pode então rodar o pino para apertar a corda e apertá-la até estar afinada. Repetir este processo para cada cordão em ordem decrescente desde o sexto até ao primeiro. Posteriormente, se notar quaisquer cordas espetadas fora da caixa de pinos, pode removê-las em segurança com cortadores de arame.
Guia para a compra de cordas de guitarra
Para obter o melhor som, é importante utilizar cordas de guitarra de alta qualidade. Abaixo encontra-se um guia de compras com informação valiosa que o ajudará a escolher as melhores cordas para a sua guitarra.
Tipos de cordas de guitarra
Existem quatro tipos diferentes de guitarras no mercado: acústica, eléctrica, clássica e metal. A principal diferença entre uma guitarra e outra é o tipo de cordas utilizadas. Neste sentido, existem quatro tipos de cordas de guitarra que são responsáveis pela produção do som característico de cada instrumento. Abaixo, aprenderá mais sobre as diferentes cordas.
1. cordas de guitarra acústica
A maioria das guitarras acústicas estão equipadas com cordas de aço. No entanto, algumas empresas fazem cordas acústicas de nylon para modelos juniores, de turismo ou de orçamento. As cordas de aço são concebidas para serem acessíveis, mas de boa qualidade, uma vez que as madeiras do pescoço devem ser de alta qualidade para suportar a tensão das cordas de aço.
2. cordas de guitarra eléctrica
Todas as cordas de guitarra eléctrica são feitas de aço, embora existam marcas que utilizam uma mistura de outros metais, tais como aço niquelado ou folha-de-flandres. As principais diferenças entre os materiais destas cordas estão nos enrolamentos ou revestimentos.
Alguns fabricantes oferecem versões de feridas planas, para além das suas várias versões de feridas redondas. Estes tendem a ser mais suaves e, portanto, ideais para o jazz, picadela de dedos ou deslizamento.
3. cordas de guitarra clássica
As cordas clássicas da guitarra são feitas de nylon. Este material caracteriza-se por ser relativamente liso, o que torna os calos ou arranhões nos dedos quase impossíveis. O seu som é quente e suave, tornando-os ideais para géneros como a música latina. São também acessíveis para todos. Por conseguinte, estas cordas são uma excelente escolha para principiantes.
4. cordas para guitarras metálicas
Com as guitarras metálicas, é necessário reforçar as cordas, especialmente se se tocar muito. Cordas pesadas e revestidas são recomendadas para uma protecção extra contra fissuras.
Com que frequência deve mudar as cordas da sua guitarra?
Deverá mudar as cordas da sua guitarra depois de as ter usado durante 100 horas. Claro que, se quebrarem agora mesmo, então deverá mudá-los mais cedo.
Após cerca de 100 horas o tom começa a enfraquecer, e embora muitas vezes nos esqueçamos de mudar as cordas até uma delas se partir, esta é uma ideia fatal porque depois habituamo-nos à má qualidade e a um tom sem vida.
Um guitarrista amador pode levar até seis meses para chegar às 100 horas de utilização, enquanto um guitarrista profissional pode chegar às 100 horas em poucas semanas. Por conseguinte, é sempre uma boa ideia vigiar o estado das cordas para ter a certeza de que estão em bom estado. Lembre-se de que ar, humidade, óleos de pele e suor têm um efeito corrosivo sobre as cordas.
Afinação de cordas de guitarra
Na música, é geralmente utilizada uma afinação padrão de A 440Hz, o que significa que se refere a vibrações por segundo (hertz). Este tipo de afinação foi normalizado em 1955 na norma ISO 16, que foi reafirmada em 1975.
Conseguir uma afinação perfeita não é fácil, porque para se conseguir a melhor afinação possível, duas condições devem ser satisfeitas: A nota A 440Hz deve ser afixada a uma temperatura de 20°C. Lembre-se que a nota A é a quinta corda da guitarra ao contar de baixo para cima. Com isto em mente, a afinação padrão é E, B, G, D, A, E.
Dicas para afinação de cordas de guitarra
Se é um principiante ou quer melhorar a afinação da sua guitarra, deve saber que existem alguns truques que o podem ajudar a fazê-lo. Primeiro, deve saber que novas cordas, especialmente cordas de nylon, precisam de ser esticadas o suficiente para obter a melhor afinação.
Para evitar que as cordas se estiquem e fiquem desafinadas constantemente, é melhor esticar as cordas com a cavilha de afinação até ficarem apertadas quando se dá corda às cordas. Depois pegar no pescoço com uma mão e segurar a corda no buraco do som com a outra mão e esticá-la várias vezes. Em seguida, pressionar novamente o cabeçote e repetir o processo cerca de cinco vezes.
Depois de ter esticado as cordas, pode ajustar a afinação com um afinador de guitarra digital.
Altura da corda da guitarra
A altura das cordas varia dependendo do desenho que o fabricante tenha dado à guitarra. Alguns fabricantes optam por um perfil de pescoço alto, outros por um médio, outros por um baixo perfil e os mais especializados por um perfil misto. No entanto, o ideal seria que a altura das cordas se situasse entre 3,8 e 4 milímetros em relação à placa da guitarra para assegurar uma harmonia correcta.
Dúvidas que possa ter
É possível prolongar a vida útil das cordas de guitarra?
A resposta é não. Embora possa encontrar recomendações na Internet tais como ferver as cordas em água com sabão, se leva a sério a música, recomendamos que mude as cordas quando necessário.
Que guitarra devo escolher?
Existem diferentes tipos de guitarras para se adequarem aos gostos e necessidades particulares de cada músico. Estes diferentes modelos de guitarra incluem o seguinte.