Colchões firmes
Os melhores colchões firmes
Algumas pessoas têm dificuldade em manter a posição correcta na cama, com o resultado de acordarem todos os dias com dores nas costas ou noutra parte do corpo.Se dormem num colchão macio, há mais pressão em áreas importantes como o pescoço, costas ou ombros, porque o peso corporal não está bem distribuído.Se é uma destas pessoas e não quer acordar com dores, deve escolher um colchão com um alto nível de firmeza. Ajudá-lo-á a manter a postura correcta e a reduzir a pressão em certas áreas que lhe causam desconforto.Mas é claro que nem todos os colchões são iguais. Há muitos colchões diferentes por onde escolher, e tem de se ajustar às suas necessidades pessoais. É por isso que elaborámos este guia de comparação para o ajudar a encontrar os melhores colchões do mercado.
A mostrar todos os 5 resultados
Os melhores colchões firmes para descansar até ao seu coração
O que é que considerámos nesta comparação?
Após testar diferentes modelos no mercado e avaliar as suas características, concluímos que os seguintes são os pontos mais importantes a considerar na compra de um colchão firme:
Conselhos para a compra de colchões duros
Não é fácil escolher o colchão certo, porque é um investimento que deve durar o máximo de tempo possível e dar-nos o melhor descanso. Portanto, nesta secção esclareceremos algumas questões para que possa escolher o colchão certo para si:
Tipos de colchões com um alto nível de firmeza
Se estiver à procura de um colchão firme, nem todos os modelos são adequados. Vejamos que tipos de colchões estão disponíveis e quais são melhores se quiser um colchão mais firme para melhorar as suas costas:
Dores de costas? Este colchão é para si
A nossa coluna tem de estar na posição correcta. Desleixar-se, sentar-se mal numa cadeira ou carregar uma carga demasiado pesada são algumas das causas de dores nas costas. Há também pessoas que têm um desvio que causa dores constantes devido a maus hábitos ou fraco desenvolvimento. Para além de melhorar a postura durante o dia ou durante a caminhada, é importante obter um bom descanso. Os colchões firmes são os melhores para este tipo de problemas.
Ajudam a manter uma postura erecta e equilibrada durante a noite, uma vez que impedem a coluna vertebral de se dobrar, como é o caso dos colchões mais macios. Isto é ainda pior para as pessoas mais altas, pois o seu peso pode afundar-se no colchão e causar mais dor; isto pode ser evitado com um colchão duro. Se a pessoa dorme no chão, não importa se o colchão é mais duro, pois não precisa de aliviar a pressão em certas áreas como faz para as pessoas que dormem em altura. Depende das suas características.
A melhor firmeza do colchão de acordo com o peso corporal
O peso é mais importante do que se pensa quando se escolhe um colchão porque afecta a firmeza do mesmo. Também afecta a sua durabilidade, uma vez que pode afundar-se mais facilmente quando se atinge um determinado tamanho.
Pessoas leves
Para pessoas baixas ou com baixo índice de massa corporal, não é necessário um alto nível de firmeza porque o seu peso não faz o colchão afundar, mas a sua sensação de firmeza é maior, pelo que um colchão muito alto pode ser demasiado duro para elas. No entanto, se a pessoa dorme de bruços, não importa se o colchão é mais alto, pois não afectará a pressão em certas áreas como os seus ombros ou ancas. No entanto, se dormem de costas, é aconselhável evitar colchões demasiado firmes se o peso for leve.
Por conseguinte, é aconselhável que estas pessoas escolham um colchão firme com um nível de firmeza médio, pois o seu peso fará com que o colchão se sinta mais firme. Embora possam escolher qualquer tipo porque o seu peso não é um obstáculo, mas se tiverem dores nas costas, é sempre aconselhável escolher um tipo rígido que evite más posturas enquanto dormem.
Pessoas de peso médio
As pessoas com um peso médio, ou seja, com um IMC médio, são as que melhor podem definir o que os fabricantes de colchões publicitam. O colchão com um nível de firmeza normal é portanto adequado para estas pessoas que procuram mais conforto para a sua postura e querem evitar dores nas costas.
No entanto, a posição de sono é sempre importante. Se dormir de lado, deve portanto escolher um colchão ligeiramente mais macio para evitar pressões sobre os ombros e ancas. Para este tipo de pessoa, é melhor evitar um nível de firmeza mais elevado, que exerce demasiada pressão, e um nível de firmeza médio, que não equilibra completamente a postura da coluna vertebral.
Pessoas com excesso de peso
Para os adormecidos mais gordos que têm um índice de massa corporal superior ao recomendado, um colchão mais duro é sempre a melhor escolha. Mesmo que não tenham problemas de costas, um colchão mais macio terá uma duração de vida muito curta porque se afundará ao longo dos dias.
Estas pessoas sentem-se menos firmes em colchões mais macios devido ao seu peso, pelo que se recomenda um colchão com um alto nível de firmeza. Em alguns casos normal ou médio, mas nunca mais suave. No entanto, para pessoas com um peso muito elevado, existem níveis especiais de firmeza para evitar dobras e para evitar que se sintam desconfortáveis. É importante encontrar a rigidez certa para que dure o máximo de tempo possível e as costas mantenham uma boa postura.
Para quem recomendamos um colchão de alta firmeza?
Há um modelo de colchão para todos, basta saber qual é o melhor para as suas condições corporais. Por conseguinte, nesta secção dir-lhe-emos para que tipo de pessoas é melhor comprar um colchão duro:
Como se mede a firmeza de um colchão?
Para encontrar o grau certo de firmeza, é necessário utilizar uma escala de valores como guia. Os fabricantes de colchões medem normalmente uma dureza até 10, sendo a dureza média de 6,5. Assim, para comprar um colchão com um alto grau de firmeza, deve procurar colchões que tenham pelo menos 7 graus de firmeza nesta escala.
Deve excluir colchões com um valor inferior a 5 na escala de classificação, uma vez que estes são os tipos de colchões mais suaves. Para pessoas que dormem de lado ou que têm um peso inferior, recomenda-se um nível de firmeza entre 6 e 7. Se dorme de bruços ou tem excesso de peso, pode optar por um valor mais elevado como 8. 9 a 10 são tão rígidos que dificilmente são recomendados, a menos que se trate de uma pessoa com um peso muito elevado.
Dúvidas que possa ter
Um colchão firme é melhor para as costas do que um colchão convencional?
Isto depende em grande medida da posição de sono em que se dorme. No entanto, na maioria dos casos é o remédio mais recomendado para as dores nas costas e ajuda-o a manter uma postura correcta durante a noite.
Qual é a diferença entre firmeza e apoio?
A firmeza refere-se à dureza do colchão, quer seja mais ou menos macio ou duro. No caso de apoio, diz-nos como o colchão segura bem a nossa coluna vertebral no colchão.
Mais colchões para um descanso ideal
Esperamos tê-lo ajudado, mas se não encontrou o que procurava, temos mais artigos sobre colchões que lhe podem interessar: