Bolas de basquete
As melhores bolas de basquetebol
Se há uma coisa que não nos agrada no basquetebol, é que a bola que usamos não tem o desempenho que esperamos que tenha.Uma bola de qualidade duvidosa ou em mau estado faz-nos perder os melhores tiros das nossas vidas, escorrega das nossas mãos quando suamos, tem um mau ressalto e esvazia-se facilmente, tornando o nosso momento preferido do dia um mau momento.Como pode resolver isto? Utilize bolas de basquetebol de qualidade, pois irão melhorar as suas capacidades no campo, proporcionar uma boa aderência e são ideais para resistir à investida do jogo. Também lhe permitem fazer passes profissionais e fotografias da NBA.Escolher uma bola de basquetebol é muitas vezes uma tarefa complicada, uma vez que existem tantos modelos, mas não entre em pânico, neste guia de compras analisámos as melhores bolas de basquetebol do mercado para o ajudar.
A mostrar todos os 6 resultados
As melhores bolas de basquetebol duradouras
O que é que considerámos nesta comparação?
Na nossa análise das melhores bolas de basquetebol do mercado, tomámos muitas coisas em consideração. Pode ler mais sobre o que pensamos ser o mais importante abaixo:
Tipos de bolas de basquetebol
Existem diferentes tipos de bolas disponíveis no mercado, que são adequadas para certos lugares, dependendo do seu material. Aqui estão os diferentes tipos de bolas que se podem encontrar.
Bolas de interior
As bolas de basquetebol de interior caracterizam-se por serem as melhores bolas de basquetebol do mundo. São feitas de couro ou material composto, o que as torna as melhores bolas do mercado porque, graças a estes materiais, absorvem humidade como nenhuma outra bola e têm um excelente ressalto.
Bolas ao ar livre
As bolas para o exterior são feitas de materiais duros e duráveis como a borracha, para que possam suportar horas de jogo em campos de betão ou asfalto sem se danificarem.
Misto
São bolas polivalentes que parecem e sentem-se semelhantes às bolas profissionais. Isto porque podem ser utilizados em campos mais duros e abrasivos do que o parquet, tornando a bola ideal para jogar em qualquer lugar.
Conselhos de compra de basquetebol
Diferença entre as bolas de basquetebol de interior e de exterior
Embora possa não parecer à primeira vista, existem muitas diferenças entre estes tipos de bolas. A textura de cada bola, a forma como se goteja com elas, e mesmo o manuseamento durante o jogo, tudo muda consoante se trate de uma bola interior ou exterior. Lembre-se que a durabilidade de uma bola usada num ginásio é bastante diferente da de uma bola usada para jogar na rua.
A diferença mais importante entre as bolas de basquetebol de interior e de exterior é, portanto, o material de que são feitas.
A maioria das bolas de basquetebol de interior são feitas de couro de grão inteiro, o que emite um cheiro peculiar. Podem sentir-se um pouco escorregadios quando usados pela primeira vez, mas isto muda com o tempo. Este material precisa de ser utilizado durante um longo período de tempo para condicionar e funcionar bem.
Por outro lado, as bolas de cesto ao ar livre precisam de ser capazes de resistir a ambientes diferentes e são, portanto, feitas de um material muito mais robusto. Estas bolas são frequentemente utilizadas em superfícies de betão ou asfalto e o melhor material para isso é a borracha. Por esta razão, podem sentir-se mais pesados do que o normal.
Escolha o tamanho certo para si
Se estás a pensar em levar o basquetebol a sério, parabéns! De acordo com o blogue de medicina desportiva do Grupo Quirónsalud, este desporto ajuda a melhorar a coordenação e os reflexos e a aumentar a resistência. No entanto, é importante escolher a bola do tamanho certo para os seus treinos. Pode perguntar-se: porquê?
Os jogadores tendem a desenvolver a memória muscular com base no peso e toque da bola quando jogam com ela ou a atiram. Assim, se utilizar bolas de diferentes tamanhos para praticar e jogar, isso pode afectar o seu jogo. Além disso, é melhor se escolher o tamanho certo desde tenra idade, pois isto ajudá-lo-á a desenvolver uma boa mecânica de drible e disparo.
Ao comprar a sua bola de basquetebol, encontrará três tamanhos padrão no mercado:
Principais marcas
Hoje em dia, existem várias marcas de bolas de basquetebol que vale a pena considerar, e embora cada marca tenha uma gama diferente de qualidade superior a inferior, aqui estão as melhores marcas:
Dúvidas que possa ter
Como se repara uma fuga de ar numa bola de basquetebol?
As bolas de basquetebol estão sujeitas a muito desgaste quando se joga e se lhes bate, por isso é normal que percam ar com o tempo. A boa notícia é que existem várias maneiras de reparar a fuga, quer seja a bola ou a válvula.
A primeira coisa a fazer é determinar a fonte da fuga submergindo a bola numa banheira de água e rodando-a enquanto se observa de onde vêm as bolhas de ar. Se a fuga estiver na bola, tem duas opções para a reparar:
1 Uma vez encontrada a fuga, secar a bola e marcar a mancha com um lápis. Depois aqueça a ponta de uma faca velha e romba e passe-a por cima do ponto marcado, para que o vinil comece a derreter. Depois deixe o vinil arrefecer o suficiente para que possa encher novamente a bola.
A segunda opção que tem de reparar uma fuga de ar é comprar um vedante de reparação de bolas e uma seringa. Encher a seringa com o selante e inseri-la na abertura da válvula da esfera. Em seguida, apertar o êmbolo da seringa e fazer ressaltar a bola com força para posicionar correctamente o selante.
No entanto, se a fuga estiver na válvula, pode tentar inserir uma agulha de insuflação húmida no orifício da válvula para remover qualquer sujidade da válvula. Se a fuga persistir, inserir um palito na válvula e romper a ponta para a selar.
Como faço para limpar e cuidar do meu basquetebol?
Se quiser prolongar a vida da sua bola de basquetebol, recomendamos que a guarde limpa e seca após cada utilização. Para bolas de borracha, é suficiente lavá-las com água quente e sabão e secá-las ao ar ou secá-las com um pano.
As bolas de couro, por outro lado, precisam de ser limpas com mais cuidado. Pode limpá-los com um pano húmido após cada utilização. Se a sujidade persistir, pode tentar usar produtos especiais para limpar este tipo de bolas.
Qual é a pressão recomendada para uma bola de basquetebol?
Este é um detalhe fundamental para prolongar a vida da sua bola. Em geral, as bolas de cesto precisam de uma pressão de ar de 0,55 bar. No entanto, isto é normalmente especificado pelo fabricante na lateral da válvula e está normalmente entre 0,5 e 0,7 bar.
Esta pressão pode ser perdida com o tempo, tanto com bolas originais como réplicas. Pode-se pensar que as réplicas vazam mais rapidamente, mas a verdade é que a Organização Espanhola de Consumidores (OCU) realizou análises comparativas que medem a esfericidade, dimensões, peso, aerodinâmica, estabilidade dimensional, perda de pressão e ressalto para assegurar que as réplicas não são de má qualidade e podem ter a mesma resistência que uma bola original.
Outros tipos de bolas que lhe possam interessar
Se gosta do mundo do desporto, estas bolas certamente também lhe interessarão.