Bicicletas elétricas
Melhores Bicicletas Eléctricas
Sente-se desconfortável quando usa a sua bicicleta normal como meio de transporte e vem para o trabalho encharcado em suor? Este é um problema muito comum e uma das principais razões pelas quais as pessoas deixam de utilizar este dispositivo para irem aos seus lugares preferidos.No entanto, as bicicletas eléctricas estão aqui para revolucionar e mudar a forma como passamos de um lugar para outro.Neles encontrará uma ferramenta de formação e um veículo que contribui para a protecção ambiental e que, graças à sua propulsão eléctrica, lhe permite ir a qualquer lugar sem se cansar.São também concebidos ergonomicamente para longas viagens e conforto, e muitos têm amortecedores para amortecer o passeio.É verdade que existem muitos modelos por aí, mas não fique sobrecarregado se não tiver ideia de qual escolher, pois analisámos as melhores bicicletas eléctricas do mercado neste guia de compras para que possa escolher a bicicleta ideal para si sem falhar na tentativa.
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Melhores Bicicletas Eléctricas para se Mobilizar
O que é que considerámos nesta comparação?
Após testar os modelos mais bem classificados no mercado e analisar todas as suas características, pensamos que os seguintes são os pontos mais importantes a considerar quando se compra uma bicicleta eléctrica.
Tipos de bicicletas eléctricas
Podem encontrar-se diferentes tipos de bicicletas eléctricas no mercado para satisfazer as necessidades dos ciclistas, incluindo as seguintes.
Estrada
As bicicletas eléctricas de estrada, como o nome sugere, são ideais para andar na estrada. Mantêm a velocidade e escalam colinas com facilidade.
No mercado, irá encontrá-los com motores e baterias discretas, o que significa que a sua bicicleta eléctrica passará despercebida e quase ninguém notará que a está a conduzir.
Além disso, muitos deles são concebidos para exceder a quilometragem geral de uma bicicleta eléctrica, para que se possa andar a mais de 75 km/h e cobrir longas distâncias sem qualquer problema.
Bicicletas de montanha
Estes são ideais para cavaleiros que gostam de cavalgar nas montanhas, pois dão um impulso extra quando é necessário subir uma colina íngreme e a potência está a acabar.
Com as bicicletas eléctricas de montanha, chega-se ao topo mais depressa e com menos esforço, para que se tenha mais energia para apreciar as descidas. Além disso, a pedalada está cada vez mais próxima da de uma bicicleta de montanha sem motor, oferecendo uma experiência de pedalada a toda a velocidade.
Dobrável
As bicicletas eléctricas dobráveis são dispositivos que se dobram para facilitar o seu armazenamento ou transporte. Nestas bicicletas, a bateria está normalmente escondida no quadro ou é removível, tornando mais fácil carregar a unidade.
Têm também um motor que permite passeios longos e confortáveis pela cidade.
Híbrido
Estas são as bicicletas eléctricas mais económicas do mercado e têm guiador plano para um passeio estável.
Estas bicicletas são perfeitas para deslocações, passeios pela cidade ou caminhadas. No entanto, o seu motor é menos sofisticado e são concebidos para serem robustos, tornando o seu transporte por escadas ou à mão um processo complicado e desconfortável.
Guia de compras E-bike
Motores: Características e recomendações
Os motores eléctricos das bicicletas estão em constante evolução. À medida que a procura deste tipo de bicicleta aumenta, os fabricantes têm procurado a receita secreta para obter mais potência sem aumentar o peso da máquina ou ocupar muito espaço no quadro. Isto é muito vantajoso para bicicletas de montanha com suspensão, uma vez que motores mais pequenos proporcionam mais espaço para suspensão e pneus.
Além disso, os motores mais leves proporcionam uma sensação de condução normal e natural. Por exemplo, o motor EP8 de Shimano é 10% mais pequeno e 380 gramas mais leve do que o E8000 que substitui. Enquanto o motor do cubo Mahle X35 do Subito Argon 18 mede apenas 100 mm de diâmetro e pesa cerca de 1.900 gramas.
E depois há o motor CX Performance Line, o último motor da Bosch com 85 Nm de torque e um modo eMTB que reage automaticamente ao esforço do ciclista e ao terreno sem ter de mudar de modo. Por fim, o motor MicroTune Turbo Turbo Full Power 2.2 da Specialized Turbo Levo permite ao ciclista ajustar a potência em incrementos de 10%.
Duração da bateria
A duração da bateria das e-bikes depende do modelo, e a bateria é normalmente muito mais importante do que a potência. Contudo, a maioria das bicicletas electrónicas tem três a cinco níveis de assistência, que são activados a 25% da força do pedal e funcionam até 200 por cento.
Ao escolher uma bicicleta eléctrica, é importante prestar atenção à rapidez com que a bateria é carregada, pois isso determinará se pode ou não cobrir longas distâncias. A melhor opção continua a ser as bicicletas turbo, que têm um longo alcance mas são um pouco mais caras.
No entanto, também pode escolher uma bicicleta que oferece a opção de transportar uma segunda bateria e duplicar a autonomia do dispositivo, ou uma que tenha até três baterias.
Os sensores e a sua importância
As bicicletas eléctricas estão equipadas com uma série de sensores que controlam a potência do motor quando os pedais são pressionados. Para que uma bicicleta eléctrica se mantenha em conformidade com os regulamentos de uma bicicleta, o motor deve parar quando se pára de pedalar, ou seja, o motor só funciona como um auxílio simultâneo à pedalagem.
Para este efeito, as bicicletas podem ser equipadas com um sensor de torque ou com um sensor de pedal. Embora o objectivo destes dois mecanismos seja o mesmo, eles funcionam de forma diferente e o comportamento da bicicleta é também diferente.
O sensor de pedal, também conhecido como sensor de velocidade, movimento ou cadência, é um detector localizado em frente de um disco magnético rotativo ligado ao eixo pedaleiro. Quando o disco magnético passa o sensor, indica que o pedal está a rodar, enviando informação ao motor para iniciar ou continuar o movimento.
O sensor de torque, também chamado “sensor de torque”, caracteriza-se pela sua capacidade de detectar a força exercida pelo ciclista no pedal para que o dispositivo possa solicitar a potência necessária do motor em qualquer momento. Quando o ciclista aplica uma grande força no pedal, o motor responde com uma grande quantidade de potência; quando o ciclista aplica uma pequena quantidade de força no pedal, o motor fornece menos potência.
Regulação e classificação de bicicletas com motores eléctricos
As bicicletas eléctricas aprovadas como tal devem cumprir a Directiva Europeia 2002/24/CE do Parlamento Europeu, que estabelece as características que as bicicletas assistidas a motor devem satisfazer.
De acordo com isto, as bicicletas eléctricas estão equipadas com motores eléctricos auxiliares que têm uma potência máxima contínua de 0,25 quilowatts, que é gradualmente reduzida e finalmente parada quando a velocidade do veículo atinge 25 km/h, ou mais cedo quando o ciclista pára de pedalar.
Se a sua bicicleta eléctrica corresponder a estas características, não necessita de carta de condução ou seguro, pois estão sujeitos às mesmas directrizes que as bicicletas convencionais. Se a sua bicicleta eléctrica exceder 250 watts ou 25 km/h, é responsável pela sua utilização nas vias públicas.
O uso de capacete não é obrigatório quando se anda de bicicleta nas vias públicas. No entanto, recomendamos que o use em qualquer veículo que utilize, mesmo que pretenda andar sempre muito devagar.
Dúvidas que possa ter
Qual é a autonomia da bateria?
A autonomia das bicicletas eléctricas está relacionada com a sua capacidade de armazenamento de energia. No entanto, as baterias de lítio são geralmente as mais potentes e leves, o que lhes confere maior capacidade de armazenamento e maior quilometragem.
Outra característica que afecta a autonomia da bateria é o peso do ciclista e o terreno a ser coberto, porque uma pessoa de 100 kg a subir um monte íngreme não terá a mesma potência que um ciclista de 50 kg a percorrer um trecho plano.
O nível de assistência escolhido será também decisivo para a autonomia da bateria, pois podemos regular se queremos mais ou menos impulso do motor eléctrico.
Como carrego a bateria da minha bicicleta?
Depende da bicicleta eléctrica que tiver, porque existem bicicletas com baterias removíveis que só tem de tirar do fundo da sela e ligar a uma voltagem de cerca de 220 V para as voltar a colocar quando já estão carregadas.
No entanto, para bicicletas eléctricas com bateria integrada, é necessário levar a bicicleta para uma estação de carga.
Qual é a velocidade máxima de uma bicicleta com um motor eléctrico?
Pode variar em função do modelo de motocicleta eléctrica que possui. Normalmente situa-se entre 25 e 45 km/h, mas também existem modelos que podem atingir velocidades ainda mais elevadas.
As bicicletas eléctricas de tracção às rodas dianteiras são melhores do que as bicicletas eléctricas de tracção traseira?
As bicicletas eléctricas de tracção frontal têm o motor montado na roda da frente da bicicleta, o que na prática equivale a uma tracção às duas rodas e dá ao ciclista mais manobrabilidade. Além disso, a posição do motor leva a uma melhor distribuição do peso, uma vez que é provável que a bateria esteja ligada ao transportador.
Deve também ter em conta que as bicicletas eléctricas de tracção dianteira não têm normalmente suspensão dianteira. Isto é para evitar problemas mecânicos com o amortecimento. Se quiser encaixá-lo, terá de usar um amortecedor e garfo de muito boa qualidade, o que tem um custo mais elevado.
As bicicletas eléctricas de tracção traseira, por outro lado, têm o motor montado na roda traseira da bicicleta. Tendem a ser mais poderosos e a exercer mais força devido ao maior empuxo que a bicicleta recebe pela traseira.
Portanto, tudo depende do que procura numa bicicleta eléctrica, se precisar de mais manobrabilidade nos seus passeios, então a tracção dianteira é a melhor para si, enquanto que se quiser mais potência, então a tracção traseira é a melhor.
Posso usar a minha bicicleta eléctrica mesmo com uma bateria vazia?
Claro que pode utilizar a sua moto mesmo com a bateria descarregada, uma vez que só a assistência motora falhará. No entanto, deve estar ciente de que pedalar não será exactamente o mesmo que numa bicicleta convencional, uma vez que o peso extra do motor e da bateria o fará sentir como se estivesse a pedalar com os travões ligados. No entanto, a bicicleta será móvel para que possa chegar à próxima estação de carregamento.
Mais produtos em bicicletas
Existem muitos modelos de bicicletas no mercado, e cada um deles é adaptado a uma necessidade específica. Se ainda não sabe qual deles é o mais indicado para si, consulte os nossos guias para as melhores bicicletas e produtos relacionados este ano.