Baterias de lítio para motocicleta
Melhores baterias de lítio para motociclos
As motos utilizam menos combustível do que os automóveis, são mais fáceis de estacionar e manobrar no trânsito. Sem uma bateria de qualidade, seria impossível colher todos estes benefícios.O arranque da bicicleta, a activação da electrónica no painel de controlo e outras peças que necessitam de energia eléctrica para funcionar dependem da bateria. E tem evoluído com a tecnologia.Existe também a bateria de lítio para motos. Esta bateria difere da bateria convencional por pesar menos, ser mais pequena, ter um tempo de descarga mais lento, durar mais tempo e poder suportar temperaturas frias. É mais caro, mas de alta qualidade.Se quiser comprar uma bateria nova para a sua motocicleta porque a sua antiga está morta ou porque quer experimentar um modelo novo, recomendamos que leia o seguinte guia de compras com as melhores baterias de lítio para motociclos.
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Melhores baterias de lítio para motociclos
O que é que considerámos nesta comparação?
A marca que escolher é muito importante, pois irá determinar a qualidade, manutenção e duração da sua bateria de lítio da motocicleta. Para além da marca, deve também considerar os seguintes factores para fazer a melhor escolha do produto:
Como mudar uma bateria de motocicleta de lítio
A bateria é uma das partes mais esquecidas da bicicleta, e não deveria ser, porque é o que faz tudo funcionar. É por isso que muitas vezes as pessoas não sabem como mudá-lo. Para o ajudar, aqui estão os passos a seguir para o substituir:
1. encher a bateria
Muitas baterias não estão cheias, por isso é necessário enchê-las antes de as colocar. Ao abrir a caixa, verá algumas pequenas garrafas de ácido que precisa de deitar em cada buraco da bateria. Depois é preciso esperar 20 a 30 minutos para que os electrólitos no ácido carreguem as placas internas.
2. localizá-lo na bicicleta
As baterias são muito fáceis de encontrar, uma vez que se encontram normalmente em duas áreas da bicicleta. O primeiro está debaixo do assento e basta levantar o assento para o ver. O segundo lugar que se pode encontrar é o depósito de combustível.
3. remover a bateria antiga
A primeira coisa a fazer é remover a bateria antiga da sua bicicleta. É amarrado e aparafusado ao chassis e precisa de ser afrouxado com uma chave de porcas. A seguir, é necessário remover e desligar os cabos eléctricos ligados aos terminais usando uma chave de fendas. Comece sempre com o cabo negativo, que é preto, e depois passe para o cabo positivo, que é vermelho.
4. Inserção da nova bateria
Neste passo, tem basicamente de fazer o mesmo que quando removeu a bateria antiga, mas em ordem inversa. Ou seja, deve primeiro inserir a nova bateria no orifício onde estava a antiga e ligar os cabos. Agora ligamos primeiro o cabo positivo, o vermelho, e depois o negativo, o preto. Finalmente, é necessário fixar a correia de retenção e os parafusos ao chassis.
Guia para comprar uma bateria de motocicleta de lítio
Antes de comprar a sua motocicleta de lítio, precisa de fazer pesquisa suficiente para decidir qual o modelo que melhor se adapta às suas necessidades. Para lhe facilitar, reunimos o seguinte guia de compras com tudo o que precisa de saber sobre este produto.
Bateria de motocicleta de lítio vs. bateria de gel
Como mencionámos anteriormente, as baterias de motocicletas evoluíram ao longo do tempo e graças aos avanços da tecnologia. Dois dos melhores modelos actualmente disponíveis no mercado são baterias de lítio e baterias de gel.
As baterias de gel são feitas misturando dióxido de silício no electrólito, criando uma bateria selada, sem manutenção e muito estável de chumbo-ácido. Este electrólito viscoso recombina gases e vapores, assegurando que se agarram aos electrões mesmo sem a adição de água. Além disso, as baterias de gel podem ser montadas em qualquer orientação e podem resistir a ciclos de descarga muito profundos.
As pilhas de lítio, por outro lado, têm células secas ultra-leves que produzem mais energia do que pesam. Podem pesar 80% menos do que as pilhas convencionais. As células de fosfato de lítio de ferro são muito mais seguras e termicamente mais estáveis do que as células de iões de lítio utilizadas em telemóveis, por exemplo.
Duração da bateria de lítio da motocicleta
A vida útil de uma bateria de lítio depende principalmente da manutenção e utilização. Geralmente, os fabricantes declaram que este tipo de bateria tem uma vida média de 3 a 6 anos. Há alguns factores que podem encurtar os anos, como veremos a seguir.
Condições meteorológicas como as baixas temperaturas encurtam consideravelmente a sua vida. Além disso, a bateria de uma motocicleta que é muito utilizada gasta-se mais rapidamente do que a de uma motocicleta que fica na garagem durante mais tempo. Finalmente, a frequência com que utiliza os acessórios eléctricos da bicicleta, tais como o GPS, o rádio ou o carregamento do seu telemóvel, também tem uma influência directa sobre ele.
O que posso fazer para que a minha bateria de motocicleta dure mais tempo?
Há muitos factores que podem fazer com que a sua bateria se esvazie mais rapidamente. Um dos mais importantes é se tiver muitos acessórios eléctricos, tais como um sistema de navegação, rádio ou luzes extras. Se quiser que a sua bateria dure muito mais tempo, precisa de se livrar de alguns destes dispositivos. Recomenda-se também que não deixe a chave no carro, uma vez que esta pode gastá-la muito rapidamente.
Outra medida que pode tomar para prolongar a vida útil da sua bateria é carregá-la quando necessário, quer pedalando ou utilizando um carregador. Uma bateria demasiado fraca afectará a sua vida útil e terá de comprar uma nova bateria mais cedo em vez de mais tarde. Por isso, cobrá-la pelo menos uma vez por mês.
Ampere nominal e ampere horas ao ligar o motor.
Os amplificadores e amperes de arranque a frio são as duas medidas de energia de uma bateria. Em geral, quanto mais altos forem os valores destas medidas, melhor. O seguinte explica as diferenças entre as duas medidas para que se compreenda como ambas funcionam.
Ampere de arranque a frio ou corrente de arranque a frio é o que dá à motocicleta uma boa capacidade de arranque. Basicamente, esta é a quantidade de corrente que a bateria pode fornecer durante 30 segundos a 0F. Se vive num local muito frio, a corrente de partida fria é muito importante. Amp-horas, por outro lado, é responsável por alimentar o sistema eléctrico se o alternador falhar e indica quantos minutos a bateria pode alimentar a bicicleta.
Recomendações para manter a sua bateria de lítio de motocicleta
Uma bateria de motocicleta de lítio tem uma duração de 3 a 6 anos. Se se quiser que dure tanto tempo, é preciso passar tempo a limpá-lo e a mantê-lo, ambos os quais são a base da sua longevidade. Aqui estão algumas dicas para uso prático:
Perguntas que poderá ter
Pode um carregador de carro ser utilizado com uma bateria de lítio de motocicleta?
Isto depende dos modos de carregamento e da amperagem do dispositivo. Qualquer coisa acima de 2A pode sobrecarregar a bateria e destruí-la completamente. Por conseguinte, é melhor verificar as recomendações do fabricante ou utilizar um carregador que tenha a mesma amperagem que uma bateria de motocicleta.
Qual é a melhor maneira de reciclar uma bateria de motocicleta de lítio?
A melhor maneira é levá-lo para o centro de reciclagem mais próximo. Uma bateria que mantém a sua voltagem é boa para testar luzes, energia e outros pequenos acessórios eléctricos numa oficina.
Quais são as marcas recomendadas para as baterias de lítio de motocicletas?
As marcas mais recomendadas para baterias de motos de lítio são Yuasa, Shorai e Mighty Max.
Quanto vale em média uma bateria de motocicleta de lítio?
As baterias de lítio para motocicletas vêm em duas gamas de preços. A primeira é inferior a 100 dólares, geralmente baterias que estão à venda. A segunda gama é superior a 100 dólares, e embora sejam mais caros, vale a pena investir num produto de maior qualidade.
Preciso de carregar uma nova bateria de motocicleta de lítio?
Sim, é necessário carregar uma bateria de motocicleta de lítio nova, uma vez que a maioria delas é enviada vazia e precisa de ser totalmente carregada antes de ser utilizada pela primeira vez para que possa ser testada a sua funcionalidade.
As baterias de iões de lítio para motociclos precisam de um carregador especial?
Sim, precisam de um carregador especial porque as baterias de lítio têm uma composição química única e não se pode simplesmente usar qualquer carregador de qualquer outro modelo de bateria que se tenha em casa.
Como sei se preciso de substituir a bateria da motocicleta?
Se notar que o motor da sua motocicleta não arranca, isto é uma indicação de que a bateria é o problema. É necessário substituir a bateria se notar que a bicicleta tem dificuldade em arrancar e se sentir que está a perder potência. No entanto, se tiver entre 3 e 6 anos, recomendamos que o substitua imediatamente para que não fique um dia preso no meio da estrada.
Outros produtos para motociclos
Para além da bateria de lítio para motos, existem muitos outros acessórios muito úteis e práticos para a sua moto no mercado, para que possa desfrutar dos seus passeios com o máximo conforto e prazer. Aqui estão os que mais gostamos: