Baterias de gel para motocicleta
Melhores Baterias de Gel para Motos
Acorda-se num sábado de manhã e apetece-lhe subir para a bicicleta e dar uma volta depois de uma semana de trabalho duro.Quando se vai para o iniciar, faz uma pequena cintilação, mas não começa e não se sabe o que há de errado com ele.Depois de o ter verificado durante algum tempo, apercebe-se que a bateria está descarregada, e é aí que reside o problema. Precisa de um novo e tem muito boas referências para baterias de gel.O problema é que não se sabe realmente o que eles são ou como funcionam. Por isso, precisa de alguma informação antes de escolher o modelo que deseja.Podemos ajudá-lo com o seu problema porque elaborámos este guia das melhores baterias de gel para motas, que contém toda a informação que deseja saber sobre a qualidade e manutenção deste produto.
A mostrar todos os 5 resultados
Melhores Baterias de Gel para Motociclos
O que é que considerámos nesta comparação?
Para desfrutar de uma bateria com longa duração e qualidade, precisamos de ter em conta algumas considerações, que compilámos na seguinte lista para nos ajudar a fazer uma selecção dos melhores produtos.
Substituição de uma bateria de motocicleta de gel
Quando se trata de mecânica, precisamos de ser muito bons nos passos que temos de seguir para fazer tudo tão correctamente quanto possível, de modo a que, quando ligamos a nossa bicicleta, não descubramos que ela não funciona. Se não souber muito sobre mecânica, ajudá-lo-emos a mudá-la com a máxima segurança.
1. remover a bateria antiga
Dependendo do tipo de bateria da sua bicicleta, pode ser mais fácil ou mais difícil remover a bateria. Na maioria das bicicletas, a bateria está localizada debaixo do banco ou debaixo do depósito de combustível. Se não tiver a certeza, é melhor consultar o manual da sua bicicleta ou o website do fabricante.
Se o tiver em vista, pode ser fixado ao chassis com parafusos ou correias que precisa de remover. Se não for, pode remover os grampos começando pelo terminal negativo e depois removendo o terminal positivo. Ambos têm estes sinais para os distinguir: “-” e “+”.
2. instalar a nova bateria
Agora tem a sua nova bateria, e a antiga é retirada da motocicleta. Agora é necessário colocá-lo no buraco deixado pelo antigo, e uma vez dentro, ligar os terminais por ordem inversa à forma como os retirou, ou seja, primeiro mais e depois menos.
Se a sua bateria foi fixada com parafusos, terá de voltar a fixá-los com a nova bateria. Certifique-se de que a bateria está bem colocada e não está solta no compartimento da bateria. Se tiver mais espaço disponível, pode comprar espuma isolante especial para a fixar melhor. 3.
3. verificar se tudo está a funcionar correctamente
Assim que a bateria de gel estiver firmemente assentada na bicicleta, é necessário substituir o assento ou placas que teve de remover para remover a bateria e inserir a nova bateria. Antes de ter tudo preparado na perfeição, verifique se a bicicleta começa. Pode então ajustar o assento e as placas.
Guia para comprar uma bateria de motocicleta de gel
Há tantos tipos de pilhas e opções que muitas vezes não sabemos qual é melhor ou pior para nós. Este guia visa mostrar-lhe os detalhes das baterias de gel para que possa decidir se é ou não um produto para a sua bicicleta.
Bateria de gel vs. bateria de lítio
Tanto as baterias de lítio como as de gel são à prova de fugas e, portanto, à prova de água, mas as baterias de lítio têm um desempenho menos bom a baixas temperaturas. Há também diferenças no carregamento, com as baterias de lítio a carregar mais rapidamente.
Uma bateria de gel resiste melhor às descargas do que uma bateria de lítio, por exemplo quando liga dispositivos à sua bicicleta, tais como adaptadores para carregar o seu telemóvel ou câmara fotográfica. Tais produtos não são recomendados para baterias de lítio. Uma coisa a favor do modelo de lítio é que este mal descarrega quando a bicicleta está estacionária durante muito tempo.
Vida útil das baterias de gel para motociclos
As baterias de gel de motocicleta têm uma longa duração, muito mais longa que as baterias convencionais de chumbo-ácido, e também podem suportar descargas longas sem danificar a bateria. Têm propriedades que as tornam muito adequadas para motos todo-o-terreno e bicicletas de turismo.
Normalmente, estas baterias têm uma duração de 4 anos se forem usadas apenas ocasionalmente. Se utilizarmos a nossa mota todos os dias, a duração de vida pode cair para 2 anos. As antigas baterias de chumbo-ácido oferecem uma vida útil de 2 a 3 anos se usadas ocasionalmente, pelo que este investimento pode ser compensado a longo prazo.
Como posso prolongar a vida útil da minha bateria de motocicleta?
Se transportar luzes extra, carregar o seu telemóvel ou câmara fotográfica, ou ligar o seu GPS à sua bicicleta, isto pode afectar a vida útil da sua bateria e pode desgastar-se mais rapidamente do que pensa. Por conseguinte, deve abster-se de fazer qualquer coisa que não seja necessária.
Por outro lado, deve carregar a bateria quando necessário e evitar desligá-la ou carregá-la demasiado depressa, uma vez que isto poderia danificar a capacidade de carga da bateria e esta poderia esgotar-se muito mais rapidamente do que o fabricante declarou quando a comprou.
Amperagem à manivela e amperagem por hora.
A capacidade de arranque a frio é uma medida da capacidade da sua bateria para arrancar mais facilmente ou demorar um pouco mais a arrancar. Quanto maior for a amperagem da manivela, mais fácil é ligar a bicicleta, mas isto é susceptível de afectar o peso, tamanho e custo da bateria.
Normalmente, as baterias devem ter entre 4 e 12 amperes por hora, mas existem modelos que requerem ainda mais corrente devido ao seu tamanho e peso, e modelos mais pequenos, como os ciclomotores, que podem funcionar com menos amperes por hora.
Dicas para cuidar da sua bateria de gel
As baterias de gel não necessitam de manutenção, mas para evitar ter de comprar uma nova bateria prematuramente, damos-lhe algumas dicas sobre como cuidar da sua nova bateria.
Dúvidas que possa ter
Posso usar um carregador de carro para uma bateria de motocicleta?
As baterias para automóveis têm uma amperagem superior às baterias de motocicletas, pelo que não se recomenda a utilização de um carregador de automóvel, uma vez que pode danificar a sua bateria. Deve ter carregadores adequados para motas ou carregadores polivalentes para ambos os veículos.
Como é que se recicla uma bateria de gel?
Não se deve atirar uma pilha para o lixo como qualquer outro produto, porque contém uma série de substâncias tóxicas que não só são muito nocivas para o ambiente, como também são nocivas para os seres humanos.
Em Espanha, existem locais especiais para lidar com resíduos perigosos que queremos deitar fora, chamados Puntos Limpios, onde podemos entregar a bateria quando já não a utilizamos e onde eles tratarão da sua reutilização se tal for possível.
Quais são as marcas mais populares de baterias de gel para motocicletas?
Uma das marcas mais populares de baterias de gel para motocicletas é a MightyMax, que oferece uma excelente relação qualidade/preço. Há também marcas como a Fulbat, que são conhecidas pela sua durabilidade e baixo preço.
Outras boas opções são: Exide, Xtreme ou Kage são marcas que oferecem baterias muito duradouras com uma descarga moderada e um preço muito competitivo.
Quanto custa em média uma bateria de gel?
As baterias de motocicletas gel estão disponíveis a partir de apenas 20 euros, mas a sua potência e capacidade de arranque podem ser limitadas, uma vez que o preço é também muito competitivo. É normal que uma bateria óptima custe mais de 50 euros. Alguns modelos podem custar mais de 100 euros, são de alta qualidade e talvez concebidos para motociclos grandes e pesados que necessitam de muita energia de arranque.
Preciso de carregar uma nova bateria de gel?
Dependendo do modelo, algumas baterias de gel vêm sem electrólito para que possam ser carregadas na primeira vez que são utilizadas. As baterias de gel são normalmente fornecidas prontas a instalar, mas nunca faz mal verificar com o fabricante.
De que tipo de electrólito preciso?
Geralmente, é utilizado o mesmo electrólito que nos automóveis, mas algumas baterias podem ter propriedades especiais. Portanto, verifique com o fabricante e proteja-se ao carregar a bateria com o material correcto para evitar envenenamento ou danos.
Quando deve ser substituída a bateria da motocicleta?
As baterias duram geralmente entre 2 e 4 anos, mas há certos sinais que indicam que a sua bateria está prestes a morrer. Por exemplo, se notar que o arranque do motor demora mais tempo do que o habitual, deve dar uma vista de olhos à sua bateria.
Se a sua bicicleta não for capaz de manter uma potência constante ou se por vezes parar ao tentar ligá-la, deve verificar o estado da bateria. Pode não começar de todo, e isto pode ser devido a uma variedade de problemas mecânicos, mas a coisa mais fácil a fazer é verificar a bateria.
Outros produtos de motocicletas
Se gosta tanto de motas como nós, precisará de alguns produtos para os seus fins de semana e férias de aventura, ou para o uso e conforto diários. Aqui estão algumas coisas que lhe podem interessar.